Estudo dos processos patológicos gerais. Fundamentos de patologia: conceito de doença.
Etiologia. Patogenia. Alterações estruturais, funcionais e moleculares. Mecanismos operativos de lesão e envelhecimento celular. Mecanismos operativos de distúrbios hemodinâmicos. Mecanismos operativos da fisiopatologia da inflamação e reparo tecidual. Alterações do crescimento celular. Neoplasia benigna e maligna. Etiopatogenia das neoplasias. Mecanismos operativos da carcinogênese experimental. 
Correlações clínicas. Estrutura e propriedades biológicas das moléculas de imunoglobulinas. Complexo principal de histocompatibilidade. Sistema complemento. Reconhecimento celular e interações celulares do sistema imune com outros sistemas. Mecanismos de resposta imune, humoral e celular. Reações de hipersensibilidade, imunodeficiências e imunidade frente aos tumores e transplantes. Imunodiagnóstico e imunoprofilaxia.

Carga horária: 80 h


Estudo regional e topográfico da cabeça e pescoço. Estudo descritivo cérvico-cefálico, incluindo dados antropométricos. Vísceras cérvico-cefálicas. Anatomia.

Carga horária: 60h.

Nomenclatura anatômica. Conceito e divisão. Planos e eixos do corpo humano. Sistema nervoso central e periférico, ósseo e articular, muscular, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor e seus componentes.

Carga horária: 60h.


Anatomia dental nos aspectos estruturais e funcionais. Importância da oclusão na prática diária. Componentes anatômicos e fisiológicos do sistema estomatognático. Fisiologia neuromuscular. Relações interdentais. Desenvolvimento da habilidade manual. Conhecimento da anatomia dental. Fundamentos de oclusão. Movimentos mandibulares. Contatos oclusais. Estudo dos articuladores. Registros oclusais.

Carga horária: 80h

Anatomia dental nos aspectos estruturais e funcionais. Importância da oclusão na prática diária. Componentes anatômicos e fisiológicos do sistema estomatognático. Fisiologia neuromuscular. Relações interdentais. Desenvolvimento da habilidade manual. Conhecimento da anatomia dental. Fundamentos de oclusão. Movimentos mandibulares. Contatos oclusais. Estudo dos articuladores. Registros oclusais.

Carga horária: 80h


Formação e qualificação dos estudantes de odontologia para a tomada de decisão da técnica anestésica a ser realizada. Estudo e prática das diferentes técnicas anestésicas.

Carga horária: 80h


Farmacocinética e farmacodinâmica. Farmacologia do sistema nervoso autônomo. Fármacos que atuam no sistema circulatório. Classe de fármacos aplicados em odontologia.

Carga horária: 80h

Conceitos fundamentais da estatística, variáveis contínuas e discretas, fases do método ou trabalho estatístico, medidas de precisão e arredondamento, amostras e amostragem, distribuição de frequência, apresentação tabular e gráfica, medidas de tendência central e posicionamento, medidas de dispersão, noções de probabilidade, distribuição normal, intervalo de confiança e teste de hipóteses. Introdução à epidemiologia, fundamentos epidemiológicos para estudo dos determinantes do processo saúde e doença. Epidemiologia descritiva. Estrutura epidemiológica. Problemas de saúde. Metodologia e investigação epidemiológica. 

Carga horária: 80h

Introdução à Bioquímica e noções de biossegurança. Composição Química dos Seres Vivos. Cadeias Carbônicas e Funções Orgânicas. Vitaminas Hidrossolúveis e Lipossolúveis. Água, pH e tampões. Biomoléculas, aspectos estruturais e funcionais. Aminoácidos, peptídeos e proteínas. Carboidratos. Lipídeos. Ácidos Nucleicos. Introdução ao estudo do metabolismo. Metabolismo dos carboidratos. Vias catabólicas comuns.

Organização e morfologia geral das células e vírus. Fisiologia celular: Composição química da célula. Membranas biológicas. Citoesqueleto e movimentos celulares. Organelas celulares. Diferenciação celular. Noções de microscopia. Princípios gerais da Histologia Humana. Morfofisiologia dos tecidos básicos do organismo: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Estudos dos tipos especiais de tecido conjuntivo (frouxo, denso, adiposo, cartilaginoso, ósseo e sangue). Estudo descritivo da microscopia dos tecidos. Conceito e importância. Órgãos de reprodução. Gametogênese. Fecundação. Fases do desenvolvimento embrionário. Anexos embrionários.

Carga Horária: 60h

Estudo da formação de gametas e fecundação. Estudo da formação e segmentação do embrião, os períodos embrionários e anexos embrionários. Teratologia: fatores ambientais que afetam o desenvolvimento embrionário. Caracterização da estrutura do DNA, sua duplicação, os mecanismos de expressão e mutações do material genético. Caracterização do cariótipo humano e anomalias cromossômicas humanas. Identificar, selecionar e utilizar em laboratório.

Carga horária: 80h


Epidemiologia da cárie dental; composição e propriedades; Saliva, película adquirida e biofilme dental: aspectos microbiológicos da cárie dental. Aspectos histopatológicos de lesões de cárie e outras alterações dentais. Aspectos físico-químicos da cárie dental. Desgaste dental: etiologia e processos de formação. Diagnóstico de alterações dentais. Avaliação de risco e atividade de cárie. Controle dos fatores causais de lesões cariosas e não cariosas. Uso racional do flúor. Nutrição, dieta e saúde bucal. Tratamentos não invasivos. Técnicas restauradores conservativas. Substituição de restaurações. Estudo dos materias obturadores e o estudo das técnicas de preparos cavitários e das restaurações em manequins odontológicos e pacientes, seguindo os princípios de oclusão. Preparos cavitários das classes I,II,II,IV e V em laboratório e clínico.

Carga horária: 60h.

Capacitar os alunos para a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento imediato e adequado das patologias bucais. Proporcionar a compreensão dos mecanismos gerais das patologias que acometem o sistema estomatognático, priorizando as suas causas e seus mecanismos de desenvolvimento, bem como os aspectos morfológicos, relacionando-os aos aspectos clínicos e imaginológicos apresentados por essas patologias. Propiciar ao aluno condições para adquirir, com base em conhecimentos de radiologia, a interpretação radiográfica e ferramentas para elaboração do diagnóstico. Ter habilidade para execução e indicação das diversas incidências radiográficas convencionais, como também conhecer os métodos de diagnóstico por imagem e suas indicações e aplicações no diagnóstico em odontologia.

Carga horária: 80h


Contexto histórico da enfermagem psiquiátrica no Brasil. Reforma psiquiátrica e suas diretrizes político assistenciais. A enfermagem psiquiátrica e sua inserção em serviços de saúde mental. Instrumentos e bases essenciais para a prática do enfermeiro em saúde mental na assistência ao indivíduo e família: psicopatologia, adoecimento psíquico em suas manifestações de maior incidência e prevalência, comunicação e relacionamento terapêutico e reabilitação psicossocial. Processo de Enfermagem em saúde mental. A saúde mental nos níveis de prevenção e áreas de atuação de enfermagem psiquiátrica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Carga Horária: 60h


Indicadores da saúde da população brasileira. Diferentes visões de saúde e doença subjacentes às políticas e programas de intervenção de saúde vigentes. Princípios e pressupostos do método dialético enquanto referencial teórico-metodológico para intervenção em saúde coletiva. Evolução da saúde pública no Brasil e no Ceará. Estudo da Prevenção e Promoção da Saúde, fundamentando e ampliando o papel dos profissionais da saúde como facilitadores e promotores da saúde comunitária. Indicadores da saúde da população brasileira.

Carga Horária: 60h


Estudo da bioética e pesquisa odontológica. Bioética: histórico, princípios e fundamentos. Estudo dos conhecimentos básicos da ética e especialmente da relacionada com o exercício da odontologia. Ética envolvendo seres humanos. Células-tronco, reprodução assistida e eutanásia. Responsabilidade legal, fundamentos do cirurgião-dentista e fundamentos do atual código de ética.

Carga horária: 80h


Conceitos e princípios básicos em farmacologia. Vias de administração, absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas no organismo. Mecanismos de ação de drogas no organismo (Teoria dos receptores). Transmissão neuro-humoral e farmacologia do sistema nervoso autônomo. Bloqueadores neuromusculares. Drogas colinérgicas e adrenérgicas. Introdução à psicofarmacologia. Drogas que atuam no sistema nervoso central (neurolépticos, ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsivantes, hipnosedativos, hipnoanalgésicos. opióides). Anestésicos. Drogas que atuam sobre o sistema cardiovascular (digitálicos, antihipertensivos, antiarrítmicos). Diuréticos. Corticosteróides, analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios. Contraceptivos. Insulina e hipoglicemiantes orais. Antibióticos. Antiparasitárias.

Carga Horária: 60h


Capacitar o aluno a compreender a fisiologia do sistema estomatognático, incluindo as relações intermaxilares e movimentos mandibulares e sua correlação com os aspectos anatômicos, funcionais e parafuncionais da oclusão dentária. Fornecer informação voltada para o diagnóstico, identificação de fatores de risco e prognósticos e implementação de protocolos terapêuticos multiprofissionais, conservadores e minimamente invasivos, baseados em evidências científicas e de inovação para desordens temporomandibulares e outras dores orofaciais. O conteúdo laboratorial básico desta disciplina fundamenta suas atividades na montagem de articuladores semi-ajustáveis e técnica de enceramento de placas estabilizadoras. Já o conteúdo prático clínico fundamenta suas atividades na anamnese e exame físico e psicossocial de pacientes com dor crônica orofacial.

Carga horária: 60h.

Estudo do mecanismo de funcionamento de todos os órgãos e sistemas do corpo humano isoladamente e em conjunto. Princípios físicos do sistema biológico e a biofísica da água, soluções e membranas. Equilíbrio ácido-básico. Organização funcional do corpo humano e controle do meio interno da fisiologia das membranas. Contração e excitação da musculatura esquelética. Contração e excitação do músculo liso. O músculo cardíaco, excitação rítmica do coração. O eletrocardiograma normal. Circulação sanguínea, respiração e endocrinologia. Processos fisiológicos básicos. Mecanismos de regulação dos sistema renal e dos líquido corporais. Sistema nervoso. Sistema digestivo. Sistema cardiorrespiratório. Sistema endócrino e reprodutor. Sistema sensorial. Funcionamento do sistema estomatognático, através da análise fisiológica dos seus componentes e do estudo da integração desses componentes, buscando as suas correlações com a prática clínica odontológica. Química de aminoácidos e peptídeos. Proteínas. Enzimas. Vitaminas. Lipídios. Carboidratos. Metabolismo orgânico – visão geral. Metabolismo dos lipídios. Metabolismo dos carboidratos. Ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs). Cadeia transportadora de elétrons. Fosforilação oxidativa. Metabolismo de aminoácidos. Bioenergética e termodinâmica biológica. Biofísica das membranas. Técnicas biofísicas de análises. Biofísica da audição. Biofísica da visão. Biofísica das radiações. Radiobiologia. Energias especiais.

Carga horária: 80h


Noções de planejamento e gerenciamento em saúde. Análise da situação de famílias e coletivos. Identificação, priorização e explicação de problemas. Elaboração de uma proposta de enfrentamento dos problemas priorizados. Intervenção na comunidade. Relação custo-benefício em saúde.

Carga horária: 80h


Desenvolvimento da face e arcos branquiais. Desenvolvimento do elemento dental. Esmalte dental. Dentina. Polpa dental. Periodonto de inserção (cemento dental e ligamento periodontal). Maxila e mandíbula. Membrana mucosa bucal. Erupção e esfoliação dental (erupção dentária e queda dos dentes decíduos). Aulas práticas em laboratório com microscópios individuais, referentes aos tópicos das aulas teóricas.

Carga horária: 60h.

Introdução ao estudo dos materiais odontológicos. Materiais de moldagem. Gessos odontológicos. Materiais protetores do complexo dentino-pulpar. Materiais para prevenção da cárie. Cimentos odontológicos.

Carga horária: 80h


Introdução ao estudo da microbiologia bucal. Importância dos microrganismos no ambiente bucal. Microbiota bucal. Infecções bacterianas endógenas da cavidade bucal. Formação do biofilme microbiano bucal. Princípios gerais de esterilização: conceitos e métodos. Microbiologia oral: microbiologia da cárie. Microbiologia da doença periodontal. candidíase oral e viroses de interesse odontológico. Resistência dos micro-organismos às drogas.

Carga horária: 80h


Organização geral de células procarióticas e eucarióticas. Métodos de estudo da célula. Estrutura, ultraestrutura, composição e fisiologia dos componentes celulares. Ciclo celular e divisão celular. Estudos histológicos e histofisiológico dos tecidos epitelial, conjuntivo, cartilaginoso, ósseo, muscular, sanguíneos e nervoso. Desenvolvimento dentário e dos tecidos tridérmicos. Histologia dos tecidos e órgãos bucais.

Carga horária: 80h


Campo de atuação da odontologia legal – aspectos gerais e históricos. Energias provocadoras de dano corporal e sua classificação do ponto de vista jurídico, art. 129, do Código Penal Brasileiro. A atividade pericial e os tipos de peritos. A perícia traumatológica odontóloga. Identificação e identidade judiciária e médico/odontolegal. Práticas periciais odontolegais. Tanatologia forense e estudo da infortunística.

Carga horária: 80h


Introdução a Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares. Crescimento e desenvolvimento câniofacial. Oclusão normal. Etiologia das más oclusões. Padrões faciais. Cefalometria. Rx de mão e punho. Exames complementares. Diagnóstico em Ortodontia. Planejamento Ortodôntico. Aparelhos fixos e Removíveis. Ortopedia funcional dos maxilares. Teorias. Indicações. Aparelhos ortopédicos. Ortodontia Preventiva. Manutenção de espaço.Materiais ortodônticos. Instrumentais. Dobras. Moldagens. Biomecânica do movimento dental. Ancoragem. Movimentações em Typodont. Dobras de fios Ortodônticos. Confecção de aparelhos preventivos e interceptivos.

Carga horária: 60h.

Recursos estruturais das instalações odontológicas. Equipamentos utilizados em odontologia. Racionalização e organização do trabalho odontológico. Recursos humanos e equipe de trabalho. Orientação e apresentação das especialidades odontológicas. Mercado de trabalho odontológico. Aplicabilidade das disciplinas básicas na prática odontológica. Conceitos básicos de ergonomia e postura para o cirurgião-dentista. Doenças ocupacionais. Noções de biossegurança. Tratamento dos resíduos odontológicos. Urgência e emergência em odontologia. Suporte básico de vida. Introdução ao estudo da anestesiologia em odontologia. Aspectos psicológicos na atuação do cirurgião-dentista. Anamnese, exame físico e exame clínico em odontologia. Ética voltada à prática odontológica. Práticas baseadas em evidências científicas.

Carga horária: 80h


Pluralidade e complexidade de concepções na discussão da saúde como direito socialindividual e coletivo. Saúde-doença enquanto um processo. O trabalho do profissional da saúde como prática social. Papel do cirurgião-dentista como agente de saúde e de transformação social. Perspectiva de sociedade. Cultura. Grupos sociais. Organização social. Estratificação social. Instituições sociais. Mudança social.

Carga horária: 80h


Importância da terapêutica medicamentosa. Normas de receituário e notificação de receita. Prescrição medicamentosa nas diversas especialidades odontológicas. Pacientes que requerem cuidados especiais. Fármacos que afetam tecidos orais.

Carga horária: 80h