Reconhecer os recursos de: autopreenchimento, função soma, fórmula de subtração, função PROCV e funções do Excel como Máximo e Mínimo. Reconhecer como trabalhar com impressão de planilha, copiar planilha, remover duplicatas e como trabalhar com valores absolutos. Identificar como fazer cálculo de porcentagem, juros de mora, divisão e multiplicação.

Carga horária: 6h

Reconhecer como calcular o número de dias vencidos da planilha de duplicatas, como criar função para juros compostos, tabelas dinâmicas e como congelar painéis. Identificar a função SE, como trabalhar com filtros e filtros avançados e como utilizar macros.

Carga horária: 6h

Reconhecer como importar arquivos do tipo texto e csv, como utilizar os recursos de lista suspensa, validação, formatação condicional, ferramenta pincel e a função SOMASE. Identificar configurações para impressão e como criar gráficos no Excel.

Carga horária: 6h

Viabilizar a criação de planilhas simples com formatação de colunas e linhas, fórmulas simples (soma, média, máximo, mínimo), edição de células e operações (exponenciação, multiplicação, divisão, adição e subtração).

Carga horária: 2h

Reconhecer como utilizar as funções do Excel. Identificar as funções PROCV, SE, LIN e MOD. Reconhecer como usar a formatação condicional e a ferramenta pincel. Identificar as etapas para classificar e filtrar os dados da planilha e aplicar subtotais.

Carga horária: 2h

Reconhecer os passos para imprimir planilhas eletrônicas. Gerar diferentes gráficos no Programa Excel.

Carga horária: 2h

Reconhecer cada uma das etapas para: utilizar a opção lista, proceder a validação de dados, criação e execução de Macros. Identificar os passos para proteger e desproteger planilhas. Reconhecer como inserir senha de acesso à planilha.

Carga horária: 2h

Identificar como utilizar a versão 2007 do Excel, a partir da comparação com a versão 2003. Reconhecer na versão Excel 2007 como utilizar as funções: Soma, Lista (tabela), função Se. Identificar na versão 2007 do Excel como gerar: tabela dinâmica, gráficos e impressões.

Carga horária: 2h

Identificar como funcionam as ferramentas do Calendar, Google Maps e iGoogle.

Carga horária: 6h

Reconhecer as possibilidades do Gmail para utilização nas empresas. Identificar a aplicação do Google Draw.

Carga horária: 6h

Identificar o passo a passo para a criação de uma conta no Google Apps. Identificar as etapas para a utilização da ferramenta Google Docs. Reconhecer como usar planilhas no Google Docs.

Carga horária: 6h

Reconhecer como utilizar o docs, o forms e o presentation.

Carga horária: 6h

Identificar os itens que fazem parte da tela de trabalho. Reconhecer as etapas de configuração de uma conta de e-mail. Reconhecer como organizar adequadamente os e-mails. Identificar os procedimentos corretos para enviar e-mails.

Carga horária: 2h

Reconhecer os passos para configurar as opções de lixo eletrônico para o recebimento de e-mails. Identificar como criar compromissos no calendário. Reconhecer como usar o recurso "Anotações" do Outlook.

Carga horária: 2h

Identificar os passos para a utilização de: contatos, catálogo de endereços, listas de distribuição, arquivo morto, importação e exportação.

Carga horária: 2h

O Microsoft Office Outlook® 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários, contatos e outras informações pessoais e de equipe. Nesta aula, o professor Newton Ceccon ensina como utilizar macros no Outlook.

Carga horária: 2h

Identificar a interface da versão 2007 do Microsoft Office Outlook.

Carga horária: 2h

Identificar como utilizar a versão 2007 do PowerPoint a partir da comparação com a versão 2003.

Carga horária: 2h

Reconhecer tela inicial, painel de slides e de anotações, espaço reservado, colunas e marcadores nos tópicos. Identificar opções de auto ajuste para textos e reutilização de slides, visualização e modos de impressão, formatação de cores, transição e animações.

Carga horária: 6h

Reconhecer a formatação do plano de fundo, sombra de texto e espaçamento de caracteres, ClipArt, imagens e forma. Identificar álbum de fotografias, WordArt, SmartArt, cabeçalho, rodapé, gráficos e tabelas.

Carga horária: 6h

Reconhecer a criação de botões de ação, ações em objetos, hiperlink, configurar e empacotar apresentação. Identificar slide e folheto mestre, personalizar animação.

Carga horária: 6h

Reconhecer a interface do aplicativo PPT. Identificar as etapas para a criação de uma apresentação. Reconhecer como funciona o painel de slides. Identificar os elementos que compõem o painel de tarefas. Reconhecer os diferentes modos de exibição de slides.

Carga horária: 2h

Modelos de apresentação; Modelos de design; Slide mestre; Slide de título; Gráficos; Tabelas; Identificar a função dos botões de ação e dos hiperlinks; Reconhecer como utilizar Ações em objetos e AutoFormas e a transição de slides.

Carga horária: 2h

Reconhecer como aplicar a barra de ferramentas de desenhos para formatar o plano de fundo do slide. Identificar como alterar objetos no slide e inserir autoformas. Reconhecer como aplicar sombras e estilo 3D. Identificar como formatar a imagem de um arquivo. Reconhecer como utilizar o WordArt nos slides.

Carga horária: 2h

Identificar como funcionam os esquemas de animação. Reconhecer como personalizar animações. Reconhecer como configurar apresentações.

Carga horária: 2h

Reconhecer a tela inicial do Word 2010, guias, backstage, barra de status, as ferramentas básicas para a formatação de texto, ter conhecimento sobre alinhamentos, caixa de diálogo, estilo, fonte e identificar configuração de impressão da página.

Carga horária: 7h

Reconhecer seções do Word 2010, tabelas, grupos de ilustrações, cabeçalhos e rodapés com a devida formatação para inserir nas páginas, inserir páginas e marca d’água. Identificar grupo ilustrações e edição e revisão do texto no documento antes de ser impresso.

Carga horária: 7h

Reconhecer bibliografia e citações no Word 2010, identificar recursos de títulos, sumários, índices, colunas, etiquetas e envelopes e correspondência.

Carga horária: 7h

Identificar os principais comandos para a utilização do Editor de Textos Word.

Carga horária: 2h

Reconhecer as ferramentas: Inserir imagens Inserir notas Inserir legendas para imagens Inserir índice analítico e de ilustrações Colunas Tabelas.

Carga horária: 2h

Reconhecer como realizar: Formatação de parágrafos (opções completas) Fonte Layout de página Configuração de páginas Visualização de impressão/Impressão Trabalhando com seções Inserindo numeração de páginas Cabeçalhos e rodapés Inserindo imagens.

Carga horária: 2h

Reconhecer como criar um documento com os destinatários e mala direta. Identificar como utilizar o assistente para criar cartas e etiquetas. Reconhecer como selecionar um modelo de carta e os destinatários, além de editar e inserir. Identificar como inserir campos de mesclagem e exibir dados mesclados. Reconhecer como selecionar um modelo de etiqueta e exibir detalhes da etiqueta selecionada.

Carga horária: 2h