Compreender a experiência do consumidor no contexto de transformação digital 4.0 abordando assuntos como a cybercultura, marketing avançado, integração de dados, e marketing digital.

Compreender como a realidade virtual e aumentada, manufatura virtual, simulações e outras tecnologias aliam homem e máquina para uma produção mais eficaz, econômica e assertiva.


Conhecer os conceitos e práticas da sustentabilidade nas empresas na era da transformação digital.

Aprender e ensinar com TDICs. Autonomia e identidade na construção social a partir dos TDICs. Ferramentas de interação da atividade humana. Software no cotidiano das práticas pedagógicas e administrativas. Ferramentas da web 2.0: práticas de escrita, de interação e projetos colaborativos.

Estudo e análise dos conceitos e princípios que conformam os modelos avaliativos. Desafios e perspectivas. Avaliação, aprendizagem e investigação didática: o enfoque psicopedagógico; O projeto pedagógico como suporte para as novas formas de avaliação. Explicitação dos fundamentos da avaliação institucional e da avaliação da aprendizagem. Impactos das políticas educacionais nos processos de avaliação. Avaliação na perspectiva da LDB – Lei 9394/1996.


Neste curso, você terá a oportunidade de aprender inglês básico para o uso prático. Você estudará os tópicos fundamentais para aprendizagem do idioma e reconhecerá esses tópicos aplicados em diálogos e situações cotidianas. 

Compreender o funcionamento e o papel do Big Data, inteligência artificial e sistemas autônomos no contexto da Indústria 4.0

Entender como a aplicação do conjunto de métodos, técnicas e ferramentas relacionadas com o mundo de Intelligence (BI) e Business Analytics (BA) podem auxiliar nas estratégias e nas necessidades dos mais diversos tipos de negócio.

Estudar a cadeia de valor integrada e logística digital na indústria 4.0 e suas especificidades como integração de clientes e fornecedores de forma digital e a integração horizontal e vertical.

Conceito e histórico de Compliance. Estrutura do Compliance e seu papel nas novas formas de regulamentação, empresa e atitude dos indivíduos. Estrutura básica do Programa de Compliance (empresa x colaboradores, empresas x empresas).

A comunicação, em todos os seus aspectos, é uma habilidade fundamental tanto na vida pessoal quanto na profissional. Neste curso, você estudará assuntos como comunicação verbal, escrita e interpessoal, assim como aprenderá a desenvolver uma comunicação eficaz no mundo do trabalho.

Compreender as noções gerais sobre o relacionamento das organizações com seus públicos de interesse: clientes, colaboradores, governos, imprensa, parceiros, investidores. Comunicação e a atuação da empresa. Importância do planejamento integrado de comunicação. Instrumentos para uma comunicação organizacional e interpessoal eficiente e eficaz. Redes de relacionamento. Redes de valor.

Carga horária: 12h

Compreender o contexto da cultura para a inovação e transformação digital no ambiente das organizações 4.0, abordando assuntos como a cultura do erro, gestão da propriedade intelectual, inovação aberta, co-criação entre outros.

Carga horária: 12h

Compreender educação, comunicação e tecnologia: dimensões conceituais. Leitura crítica dos meios de comunicação de massa e sua linguagem na cultura digital. Articulação das mídias e tecnologias em contextos formativos. Tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico para a educação presencial, educação a distância, educação online e educação híbrida.

Carga horária: 12h

O desenvolvimento sustentável é hoje uma preocupação que permeia todos os setores de nossa sociedade. Uma empresa engajada com a educação ambiental e sustentabilidade tem mais destaque e credibilidade no mercado. Neste curso, você terá a oportunidade de compreender como as ações cotidianas impactam o meio ambiente e de que forma as organizações podem incorporar a cultura da sustentabilidade a fim de gerar impactos ambientais positivos.

Conhecimentos sobre empreendedorismo são cada vez mais importantes no mundo contemporâneo, tanto para aquele que tem seu próprio negócio quanto para o profissional que visa ao desenvolvimento de sua carreira. Neste curso, você conhecerá as habilidades do empreendedor e do intraempreendedor e aprenderá a desenvolver competências essenciais para empreender de modo estratégico.

Compreender as etapas do desenvolvimento planejamento estratégico para a indústria 4.0 bem como estudar modelos de negócios, riscos e resultados da atuação no contexto 4.0.

Neste curso, você aprenderá o conceito de ética, a diferença entre ética e moral e como esse conhecimento se desenvolveu ao longo da história. Além disso, você compreenderá a importância da ética no mundo do trabalho e como utilizá-la, de modo prático, em situações de conflito.

Com as mudanças econômicas e sociais da atualidade, busca-se uma nova forma de administração pública: fundamentada na ética, na responsabilidade e com vistas aos direitos e garantias fundamentais humanos. Neste curso, você estudará temas como: os elementos que compõem o Estado moderno; o papel do servidor público; a administração pública com foco nas necessidades coletivas; os instrumentos de gerenciamento; os controles internos; a aplicação dos recursos públicos para promover a realização do bem público; o planejamento estratégico como função basilar da gestão pública; o papel do líder e as estratégias de gestão; e as inovações na gestão pública moderna.

Compreender as técnicas de mercado para baixar a inadimplência, políticas de cobrança e avaliação de investimento. Gestão de fornecedores. Fontes de financiamento estudantil.

A liderança eficaz é aquela capaz de inspirar e gerenciar pessoas para que se alcance com sucesso um objetivo em comum. O bom líder é, portanto, o profissional capaz de integrar habilidades de gestão e competências socioemocionais. Este curso traz a você um olhar interdisciplinar para a formação do líder, apresentando temas como gerenciamento de projetos, estratégia, trabalho em equipe, administração de conflitos, gestão do tempo, ética, comunicação, criatividade e inovação.

Compreender o uso de Games na educação, simulações e robótica como ferramentas de ensino aprendizagem. Ferramentas para o desenvolvimento de jogos. Diferença entre games e simulações educacionais.

Compreender Lean Start Ups; Design Sprint; User Experience, Devops; Metodologias para Gestão de Projetos Ágeis; Prototipação. Gestão decentralizada. Angular JS e ferramentas de prototipação.

Compreender experiências inovadoras em educação, em diferentes níveis de ensino. Implicações da inovação em educação para a atuação e papel do gestor escolar. Perfil criativo e inovador do gestor. Pesquisas e referências de tendências para inovações, adaptações e mudanças. Desenvolvimento de cursos e projetos.

Compreender o trabalho coletivo como princípio do processo educativo.

Google e Microsoft Office são hoje fundamentais para a rotina de trabalho de qualquer profissional. Neste curso, você aprenderá a utilizar, de forma prática, as ferramentas google drive, gmail, calendar, maps e iGoogle. Além disso, você estudará os principais programas do Microsoft Office: Word, Excel e Power Point.

Apresentar as tendências, modalidades e práticas atuais sobre gestão educacional, as transformações ocorridas na administração e na governabilidade dos sistemas de ensino. Apresentar inovações para o mercado educacional.

Compreender conceitos e práticas de Inteligência Competitiva nas Empresas. Identificar diferentes abordagens para implementação de IC nas empresas. Discutir o conceito de sinais fracos e seu tratamento de forma a antecipar movimentos competitivos. Conhecer sobre etapas do ciclo de Inteligência Competitiva. Debater sobre as dificuldades de mensuração de resultados de processos de inteligência e de métricas. Discutir sobre as fontes de informação para geração de inteligência competitiva.

Contextualizar novas tendências de gestão para a transformação digital nas organizações e a abordar a gestão da produção com foco em produção inteligente e conectada.

Conhecer as ferramentas atualizadas de Criatividade e Inovação aplicadas às organizações.

Compreender o conceito do composto de Marketing e como criar valor de mercado para um negócio.

Neste curso, você aprenderá os conceitos fundamentais de marketing e estudará temas essenciais para essa área profissional, como atendimento ao cliente, endomarketing, comunicação, motivação, entre outros. Ademais, você compreenderá como utilizar o marketing de maneira estratégica para obter sucesso nos negócios.

Estudar os conceitos básicos da administração de vendas desde a definição inicial de metas até a análise posterior de resultados de forma aplicada às empresas.

Abordar teoricamente os Projetos Educacionais. Planejamento e gestão de projetos educacionais. Metodologia de projetos segundo o modelo do PMI. Estrutura da gerência de projetos. O contexto de administração e liderança de projetos.

O profissional do futuro é aquele que está alinhado com o novo modo de pensar a carreira e o mercado de trabalho, ou seja, é aquele com capacidade de conectar conhecimentos de diferentes áreas para trazer soluções criativas e estratégicas. Com as rápidas transformações no mundo dos negócios, valoriza-se cada vez mais o profissional capaz de se adaptar com rapidez e facilidade a diferentes cenários. Desse modo, este curso traz a você um olhar interdisciplinar para o desenvolvimento profissional, relacionando temas como ética, comunicação, planejamento estratégico, criatividade e inovação.

Nota-se que atualmente as doenças ocupacionais têm se intensificado, portanto, torna-se cada vez mais importante o cuidado da saúde no ambiente de trabalho. Este curso traz a você conhecimentos sobre ergonomia, ginástica laboral, nutrição, como evitar o estresse e a depressão, entre outros, os quais são fundamentais para sua saúde e qualidade de vida.

O avanço tecnológico trouxe um crescimento significativo de profissionais com habilidades técnicas em diversas áreas do conhecimento. Entretanto, para solucionar os problemas sociais, econômicos e ambientais enfrentados no mundo contemporâneo, necessita-se não só de habilidades técnicas, mas também de competências socioemocionais. Neste curso, você conhecerá as soft skills e aprenderá a desenvolver essas competências tão importantes na era digital.

Estudar a história e evolução das mídias. As funções e perspectivas da mídia na escola. A inclusão digital. A importância da tecnologia para a educação. Utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Subsídios tecnológicos para o trabalho com a pesquisa na Internet (Windows, Word e Power Point). Conceitos e utilização de Softwares educacionais. As novas tecnologias e utilizações na educação. Cibercultura. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. E-Learning, Blended learning, Mobile learning.

Conhececer o desenvolvimento das ferramentas para gerenciamento de projetos ao longo do tempo. Entender a classificação de softwares ligados ao gerenciamento de projetos e suas aplicações.

Compreender os conceitos e evolução do marketing estratégico e como analisar o ambiente de marketing.