Apresentar produtos, discutir propostas, conduzir reuniões com êxito, exigem, além dos conhecimentos específicos do produto ou assunto, habilidades de se colocar como um bom comunicador. Nesse sentido, o curso aborda o que está em jogo nos processos de comunicação, e como o nosso jeito de falar está contribuindo ou não para o nosso sucesso pessoal e profissional.

Carga horária: 3h

A importância da tecnologia para a educação. Utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Subsídios tecnológicos para o trabalho com a pesquisa na Internet (Windows, Word e Power Point).
Carga horária: 4h.

Autonomia e identidade na construção social a partir dos TDICs. Ferramentas de interação da atividade humana.

Carga horária: 4h.

Políticas de cobrança e avaliação de investimento.

Carga horária: 4h

Neste curso de oratória serão expostos aspectos básicos e fundamentais para a comunicação em público, com a apresentação de alguns meios de tornar as apresentações mais envolventes e atraentes para o público. De maneira bastante prática, são demonstradas técnicas para o desenvolvimento da retórica e vários outros aspectos que envolvem a comunicação oral, como a estrutura da fala, gestos, postura, entonação de voz, contextos de fala, uso de recursos audiovisuais, etc., além de serem ressaltados os pontos que podem atrapalhar uma apresentação, como ansiedade e a falta de conhecimentos específicos.

Carga horária: 6h

Falar bem em público e ter uma participação eficaz em reuniões são atualmente condições fundamentais para o desenvolvimento da carreira de qualquer profissional. Cada vez mais, as organizações necessitam de pessoas que transmitam, com clareza e objetividade, suas ideias no momento adequado. Planejar, controlar e dirigir uma apresentação ou uma reunião significa um diferencial para o profissional de hoje.

Carga horária: 4h

Falar bem em público e ter uma participação eficaz em reuniões são atualmente condições fundamentais para o desenvolvimento da carreira de qualquer profissional. Cada vez mais, as organizações necessitam de pessoas que transmitam, com clareza e objetividade, suas ideias no momento adequado. Planejar, controlar e dirigir uma apresentação ou uma reunião significa um diferencial para o profissional de hoje.

Carga horária: 4h

Neste curso serão definidos os conceitos básicos de comunicação interna, visando ao gerenciamento dos sistemas de comunicação de modo integrado, em ações voltadas para o público interno.

Carga horária: 7h

A comunicação interpessoal depende de um emissor e um receptor que se esforcem por dominar o mesmo código, explícito e implícito. Na prática há barreiras evidentes para a comunicação, tanto para quem emite a mensagem quanto para quem a recebe. No entanto, podemos minimizá-las com conhecimentos sobre a língua e a comunicação. Não perca esta aula da Série "Gestão e o comportamento humano nas organizações" e aprofunde seus conhecimentos sobre comunicação.

Carga horária: 3h

Pare e pense: A comunicação interpessoal depende de emissor e receptor que se esforcem por dominar o mesmo código, explícito e implícito. Começa-se com a “perda” da realidade comunicada, pelos “roubos” do conhecimento e da linguagem. Parece complicado? Não é não, observe que na prática há barreiras evidentes para a comunicação, tanto para quem emite a mensagem, quanto para quem recebe a mensagem. Como preveni-las e evitá-las, ou, ao menos, minimizá-las? Não perca esta aula da Série Gestão e o comportamento humano nas Organizações e aprofunde seus conhecimentos sobre comunicação.

Carga horária: 3h

Educação, comunicação e tecnologia: dimensões conceituais.

Carga horária: 4h.

Você escreve e-mails de forma eficiente? Seus e-mails podem ser considerados profissionais? Se você tem dúvidas quanto a isso, não perca este curso, em que serão demonstradas várias táticas e técnicas das diversas funções da escrita de um e-mail.

Carga horária: 2h

Nesta primeira aula "Escrita para negócios com ênfase para a nova ortografia", será abordada a importância da linguagem escrita no mundo corporativo e apresentadas as mudanças na ortografia brasileira, a partir das determinações do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Carga horária: 3h

Apresentar a incorporação do k, y e w ao alfabeto oficial. Regras de acentuação: acento diferencial e uso do trema. Novas regras para o uso do hífen.

Carga horária: 3h

Formação de recursos humanos para o planejamento e gestão de projetos educacionais. Liderança e inteligência emocional nas fases da gestão de projetos.
Carga horária: 4h.
Gestão de fornecedores. - Fontes de financiamento estudantil (Fies, PROUNI).
Carga horária: 4h.
Diferença entre games e simulações educacionais.
Carga horária: 4h.
O uso de games na educação.
Carga horária: 4h.
Práticas inovadoras no sistema educacional e na gestão educacional.
Carga horária: 4h.

Identificar as dificuldades comuns encontradas na interpretação textual. Reconhecer as técnicas e dicas para melhorar a interpretação de textos. Desenvolver a habilidade para fazer resumos ou sínteses de textos.

Carga horária: 2h

Leitura crítica dos meios de comunicação de massa e sua linguagem na cultura digital. - Articulação das mídias e tecnologias em contextos formativos.

Carga horária: 4h.

• Demonstrar os fundamentos do processo de comunicação e a importância do “escutar” para produzir a comunicação mais eficaz. • Discernir as habilidades que fazem um bom ouvinte.

Carga horária: 1h

Estudar a história e evolução das mídias. As funções e perspectivas da mídia na escola. A inclusão digital.
Carga horária: 4h.

Estudo e análise dos conceitos e princípios que conformam os modelos avaliativos. Desafios e perspectivas. Avaliação, aprendizagem e investigação didática: o enfoque psicopedagógico.

Carga Horária: 4h

Apresentar algumas técnicas da Programação Neurolinguística, ou PNL, que irão enriquecer a comunicação e aprimorar os conhecimentos sobre o comportamento das pessoas.

Carga horária: 6h

Organização e gestão escolar: os professores e a construção coletiva do ambiente de trabalho.
Carga horária: 4h.

Nesta aula serão apresentados os princípios basilares da comunicação pessoal no contexto profissional, abordadas as principais teorias sobre o tema e demonstradas técnicas para a eficácia da comunicação.

Carga horária: 6h

Identificar as características do perfil criativo e inovador. Identificar as tendências atuais.
Carga horária: 4h.
Escopo, plano de ação, plano de controle e avaliação de um projeto. Execução, controle, avaliação e encerramento de projetos. Ensino, aprendizagem e formação de competências em projetos.
Carga horária: 4h.

Impactos das políticas educacionais nos processos de avaliação. Avaliação na perspectiva da LDB - Lei 9394/1996

Carga horária: 4h.

Conhecer práticas inovadoras no âmbito educacional. Compreender a importância de práticas inovadoras para a gestão educacional.
Carga horária: 4h.

Ao final deste curso, você deverá: • reconhecer a importância do domínio da oralidade • criar estratégias de comunicação oral. • entender que a escrita é a representação gráfica da fala; • compreender a escrita como função social.

Carga horária: 1h

O projeto pedagógico como suporte para as novas formas de avaliação. Explicitação dos fundamentos da avaliação institucional e da avaliação da aprendizagem.

Carga horária: 4h.

Identificar como preparar uma apresentação, usando corretamente os recursos audiovisuais.

Carga horária: 6h

Identificar a importância da network social para o profissional e para a organização.

Carga horária: 2h

Identificar como utilizar o Twitter para potencializar as relações de trabalho.

Carga horária: 2h

Identificar os tipos de reuniões por videoconferência e os passos para o planejamento e gestão da reunião.

Carga horária: 6h

Simulações e robótica como ferramenta de ensino-aprendizagem. Ferramentas para o desenvolvimento de jogos.
Carga horária: 4h.

Software no cotidiano das práticas pedagógicas e administrativas. Ferramentas da web 2.0: práticas de escrita, de interação e projetos colaborativos.

Carga horária: 4h.

Conceitos e utilização de Softwares educacionais. Cibercultura. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. E-Learning, Blended learning, Mobile learning.
Carga horária: 4h.

Aprender e ensinar com TDICs.

Técnicas de mercado para baixar a inadimplência.

Carga horária: 4h.

Tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico para a educação presencial, educação a distância, educação online e educação híbrida.

Carga horária: 4h.

As tendências, modalidades e práticas atuais sobre gestão educacional.
Carga horária: 4h.
Pesquisas e referências de tendências para inovações, adaptações e mudanças. Desenvolvimento de cursos e projetos.
Carga horária: 4h.
Abordagens teóricas sobre projetos educacionais envolvendo tipologia de projetos educacionais. Concepção, planejamento e fatores de risco na implementação de projetos.
Carga horária: 4h.
O trabalho colaborativo como princípio da gestão escolar e do trabalho docente.
Carga horária: 4h.
O trabalho coletivo como princípio do processo educativo.
Carga horária: 4h.
As transformações ocorridas na administração e na governabilidade dos sistemas de ensino.
Carga horária: 4h.