Reconhecer as principais questões que envolvem o uso de drogas. Identificar quem é o usuário de drogas. Reconhecer as modificações na representação social do conceito da pessoa que usa drogas. Identificar as questões centrais para o acolhimento do usuário de drogas.

Carga Horária: 2 Horas

Identificar as características do estresse e da depressão. Reconhecer como evitar o estresse e a depressão, mantendo sua saúde equilibrada.

Carga Horária: 3h

Conhecer as principais causas de acidentes. Identificar o que precisa ser checado antes da utilização de um veículo. Conhecer as principais condições adversas e como se comportar em cada uma delas. Conhecer formas de prever situações e evitar acidentes. Reconhecer os elementos da Direção Defensiva e os deveres do condutor defensivo.

Carga Horária: 6h

Identificar o que é, na prática, a ginástica laboral. Reconhecer os benefícios do programa de ginástica laboral para a empresa. Reconhecer como fazer uma série de ginástica laboral e alongamento.

Carga Horária: 2h

Identificar os tipos de empresa que precisam constituir a CIPA, e como ela deve ser organizada. Conhecer o funcionamento da comissão, desde as reuniões e decisões até o processo eleitoral. Reconhecer as atribuições de cada parte envolvida, bem como a obrigatoriedade do treinamento dos membros da comissão. Identificar como deve ser a abordagem da CIPA em casos diferenciados, quando mais de uma empresa atua no mesmo local e quando o empregado é prestador de serviço.

Carga Horária: 2h

Reconhecer as condições mínimas exigidas para garantir a segurança dos que executam atividades elétricas em todas as suas etapas: execução, operação, manutenção, reforma e ampliação, e com isso evitar acidentes.

Carga Horária: 2h

Reconhecer os riscos que representam os choques elétricos. Identificar ações e posturas fundamentais para evitar acidentes com choque elétrico.

Carga Horária: 2h

Reconhecer a importância do uso de EPI e EPC.   Identificar as obrigações do empregador e do empregado quanto ao cumprimento da norma.

Carga Horária: 2h

Reconhecer os elementos essenciais do fogo e como ele se propaga; Identificar as classes de incêndio existentes; Identificar métodos de extinção do fogo.

Carga Horária: 2h

Reconhecer os princípios básicos de eletricidade.

Carga Horária: 2h

Reconhecer a Lei de Ohm. Identificar o que é associação em paralelo e associação em série. Reconhecer como realizar a medição da corrente elétrica em um circuito.

Reconhecer a relação de uma fonte de tensão com o potencial elétrico. Reconhecer as definições de magnetismo, os diferentes materiais magnéticos e sua aplicação no cotidiano do profissional da eletricidade. Identificar os tipos de transformadores e as principais diferenças entre eles.

Identificar o conceito de SEP. Reconhecer as etapas de composição do SEP. Identificar os níveis de tensão do SEP. Reconhecer as atividades do SEP.

Carga Horária: 3h

Identificar as medidas de controle de riscos.

Carga Horária: 2h

Reconhecer os documentos necessários para a prevenção dos riscos durante a construção, operação e manutenção do sistema elétrico. Identificar a NBR 5410 e NBR 14039, normas próprias do setor elétrico.

Carga Horária: 2h

Orientar o comportamento seguro de funcionários quando precisarem remover um acidentado e atualizar seus conhecimentos para um atendimento correto em situações de risco.

Reconhecer os procedimentos básicos para a execução de atividades em sistemas e instalações elétricas.

Carga Horária: 2h

Ao concluir esta aula, você será capaz de: • Conhecer os procedimentos de segurança; • Entender a importância do trabalho em equipe; • Reconhecer os detalhes do sistema elétrico de potência.

Carga horária: 6h

Ao concluir este curso, você será capaz de: • Reconhecer as condições impeditivas para a execução de serviços no SEP. • Identificar os riscos típicos e as técnicas de análise de risco.

Carga horária: 6h

No fim desta aula, você será capaz de: • Conhecer as técnicas de desenergização de instalações para serviços, operação e uso. • Entender o planejamento da tarefa, os procedimentos de trabalho e as técnicas de trabalhos sob tensão. • Reconhecer as considerações mínimas a serem executadas em serviços de linha viva, e o conceito de acidente de trabalho.

Carga horária: 6h

Reconhecer fatores que podem criar obstáculos à comunicação. Reconhecer a base para executar um bom trabalho em equipe. Identificar os antecedentes e consequentes do risco.

Carga horária: 6h

Reconhecer o que diz a lei e as normas regulamentadoras do MET sobre responsabilidades em ações e omissões em serviços com eletricidade. Identificar direitos e deveres da empresa e do empregado.

Carga horária: 6h

Identificar algumas técnicas de combate a incêndio, com enfoque especial para evolução com linhas de mangueira.

Carga horária: 2h

Identificar as condições ambientais e organização do trabalho adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Reconhecer os fatores humanos que influem no desempenho do colaborador.

Carga horária: 6h

Reconhecer equipamentos e mobiliário para postos de trabalho em posição sentada.

Carga horária: 6h

Identificar os aspectos ergonômicos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, bem como, a aplicação de força, atividades de sobrecarga, aos controles e manejos.

Identificar as características que máquinas e equipamentos devem ter, bem como, as posições corretas para trabalhadores que os utilizam como ferramenta de trabalho.

Carga horária: 6h

Identificar a postura correta para as seguintes situações: escritório, máquinas e equipamentos; transportes cotidianos; atividades domésticas.

Carga horária: 8h

Identificar os tópicos que compõem a NR 32. Reconhecer a definição de Serviço de Saúde. Identificar as diretrizes da NR 32: PPRA, Capacitação e Medidas de Prevenção. Reconhecer locais de trabalho que merecem atenção especial.

Carga horária: 1h

Reconhecer o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) como instrumento de planejamento e gestão em segurança e saúde no trabalho nos serviços de saúde. Identificar como elaborar o PPRA nos serviços de saúde. Reconhecer a importância do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) como instrumento de prevenção, rastreamento, detecção precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. Identificar o que são os agentes biológicos: vias de transmissão e medidas de prevenção. Reconhecer como higienizar as mãos.

Carga horária: 1h

Reconhecer o que diz a Portaria MTE nº 939 de 18/11/2008 – Publica o cronograma de implantação dos dispositivos de segurança para perfurocortantes. Reconhecer nos acidentes com perfurocortantes: custo, características, circunstâncias, tipo de perfurocortante. Reconhecer como implantar o Programa de Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes. Identificar como fazer o descarte de materiais perfurocortantes.

Carga horária: 1h

Identificar o conceito de nutrição. Reconhecer como deve ser a alimentação no dia a dia. Identificar como a alergia ou intolerância alimentar podem desencadear outras doenças, como depressão e obesidade.

Carga horária: 2h

Compreender os conceitos sobre atividade física. Demonstrar a importância dos programas de exercícios físicos. Identificar a aptidão para iniciar um programa de exercícios não supervisionados, e de que forma fazer isso.

Carga horária: 3h

Identificar os conceitos de doenças ocupacionais. Reconhecer a melhor forma de desenvolver programas de ginástica laboral.

Carga horária: 2h

Identificar o conceito de ansiedade, estresse e pânico. Reconhecer as causas e saber como lidar com a ansiedade, o estresse e pânico.

Carga horária: 7h

Reconhecer os componentes para uma alimentação saudável. Identificar novas possibilidades de alimentação.

Carga horária: 2h