Conceitos básicos: economia e cenários empresariais. Cenário global. Cenário nacional: análise macroeconômica. Cenário setorial: análise microeconômica. Técnicas de elaboração de cenários.

Carga horária: 60h

Nomenclatura anatômica. Conceito e divisão. Planos e eixos do corpo humano. Sistema nervoso central e periférico, ósseo e articular, muscular, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor e seus componentes.

Carga horária: 60h.


Estudo da anatomia radiológica, visualização e interpretação de imagens correlacionadas às diversas patologias dos sistemas biológicos para fins diagnóstico, terapia clínica assistencial e ações de promoção e prevenção da saúde.

Carga horário: 60h.

Estudo das estruturas e metabolismo celular. Composição química, estrutura e função em nível molecular. Divisão celular. Conhecimentos básicos sobre cromossomos, mutações e aberrações cromossômicas relacionadas com a atividade do fisioterapeuta.

Carga horária: 60h

Introdução à cinesiologia e biomecânica. Conceitos básicos em cinesiologia e biomecânica. Leis que influenciam os movimentos humanos. Princípios mecânicos básicos, relacionados à cinética linear e angular, aplicados aos ossos, articulações, músculos, ao equilíbrio e à postura. Análise do movimento do corpo humano, da marcha, da postura, da respiração, do tronco e dos membros superiores. Bases anátomo-funcionais, controle neural dos movimentos e função das estruturas musculoesqueléticas, visando à atuação clínica.

Carga horária: 80h

Definição, objetivos e considerações sobre cinesioterapia. Efeitos fisiológicos da mobilização e do exercício. Princípio de facilitação neuromuscular proprioceptiva e outras técnicas cinesioterápicas.

Carga horária: 80h


Organização e morfologia geral das células e vírus. Fisiologia celular: Composição química da célula. Membranas biológicas. Citoesqueleto e movimentos celulares. Organelas celulares. Diferenciação celular. Noções de microscopia. Princípios gerais da Histologia Humana. Morfofisiologia dos tecidos básicos do organismo: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Estudos dos tipos especiais de tecido conjuntivo (frouxo, denso, adiposo, cartilaginoso, ósseo e sangue). Estudo descritivo da microscopia dos tecidos. Conceito e importância. Órgãos de reprodução. Gametogênese. Fecundação. Fases do desenvolvimento embrionário. Anexos embrionários.

Carga Horária: 60h

Fundamentos fisiológicos, bioquímicos e biofísicos dos recursos eletro-termo-fototerápicos, princípios básicos, manuseio dos equipamentos, indicações e contra-indicações da aplicação dos referidos recursos terapêuticos no ser humano, portador de patologias e/ou alterações funcionais.

Carga horária: 80h

Desenvolvimento embriológico do ser humano, desde a concepção até o nascimento. Formação das estruturas vitais e de locomoção.

Carga horária: 60h.

Contexto histórico da enfermagem psiquiátrica no Brasil. Reforma psiquiátrica e suas diretrizes político assistenciais. A enfermagem psiquiátrica e sua inserção em serviços de saúde mental. Instrumentos e bases essenciais para a prática do enfermeiro em saúde mental na assistência ao indivíduo e família: psicopatologia, adoecimento psíquico em suas manifestações de maior incidência e prevalência, comunicação e relacionamento terapêutico e reabilitação psicossocial. Processo de Enfermagem em saúde mental. A saúde mental nos níveis de prevenção e áreas de atuação de enfermagem psiquiátrica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Carga Horária: 60h


Indicadores da saúde da população brasileira. Diferentes visões de saúde e doença subjacentes às políticas e programas de intervenção de saúde vigentes. Princípios e pressupostos do método dialético enquanto referencial teórico-metodológico para intervenção em saúde coletiva. Evolução da saúde pública no Brasil e no Ceará. Estudo da Prevenção e Promoção da Saúde, fundamentando e ampliando o papel dos profissionais da saúde como facilitadores e promotores da saúde comunitária. Indicadores da saúde da população brasileira.

Carga Horária: 60h


Estudo dos exames diagnósticos nas áreas diversas de atuação do fisioterapeuta; conhecimento das indicações precisas dos exames complementares solicitados; e leitura e interpretação dos mesmos.

Carga horária: 60h.

Conceitos e princípios básicos em farmacologia. Vias de administração, absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas no organismo. Mecanismos de ação de drogas no organismo (Teoria dos receptores). Transmissão neuro-humoral e farmacologia do sistema nervoso autônomo. Bloqueadores neuromusculares. Drogas colinérgicas e adrenérgicas. Introdução à psicofarmacologia. Drogas que atuam no sistema nervoso central (neurolépticos, ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsivantes, hipnosedativos, hipnoanalgésicos. opióides). Anestésicos. Drogas que atuam sobre o sistema cardiovascular (digitálicos, antihipertensivos, antiarrítmicos). Diuréticos. Corticosteróides, analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios. Contraceptivos. Insulina e hipoglicemiantes orais. Antibióticos. Antiparasitárias.

Carga Horária: 60h


Introdução à fisiologia e homeostasia. Membranas biológicas e transporte. Bioeletricidade. Fisiologia do sistema nervoso. Sinapses. Fisiologia do sistema muscular. Fisiologia do sistema cardiovascular. Fisiologia do sistema respiratório. Fisiologia do sistema renal. Fisiologia do sistema gastrintestinal. Fisiologia do Sistema endócrino.

Carga Horária: 60h


Fisiopatologia clínica das afecções pulmonares e cardiovasculares. Avaliação, diagnóstico e prognóstico cinesiológico-funcional. Métodos, técnicas e recursos de avaliação e tratamento fisioterapêuticos nas disfunções cardiovasculares e respiratórias. Atuação fisioterapêutica no pré e pós-operatório. Tratamento fisioterapêutico ambulatorial e hospitalar. Telerreabilitação Cardíaca e Pulmonar. Ventilação Mecânica.

Carga horária: 60h.

Estudo das disfunções dermatofuncionais, aspectos clínicos e fisiopatologia. Pré e pós operatório de cirurgias plásticas estéticas e restauradoras, processos cicatrizantes hipertróficos de quelóides e queimados. Estuda a aplicação dos recursos fisioterapêuticos nas disfunções dermatofuncionais.

Carga horária: 60h.

Atuação da Fisioterapia nas disfunções cinesiológico-funcionais advindas das lesões ou doenças ocupacionais, compreendendo as abordagens na promoção, prevenção e reabilitação dos pacientes, desde a avaliação, elaboração do diagnóstico fisioterapêutico e do plano de tratamento. Normas regulamentadoras do trabalho. DORT. Fundamentos da ergonomia e suas aplicações. Análise ergonômica do trabalho. Biomecânica ocupacional. Elaboração de programas em atividades diversas utilizando a biomecânica e a ergonomia como instrumentos de prevenção para a melhoria da qualidade de vida. Cinesioterapia Laboral.

Carga horária: 60h.

Estuda os problemas fisioterápicos nas patologias neurológicas, com ênfase na avaliação, prevenção ou minimização de sequelas integrando os aspectos bio-psíquicos e sociais do indivíduo.

Carga horária: 60h.

Introdução à Neonatologia e Pediatria. Fisiologia e anatomia neonatal. Desenvolvimento motor normal e seus desvios. Distúrbios genéticos, ortopédicos, respiratórios, reumatológicos, cardíacos e malformações congênitas do neonato e infante. Abordagem sobre a relação terapeuta \ família e terapeuta \ equipe de atendimento à criança. Atendimento fisioterapêutico neonatal e pediátrico no ambulatório, em domicílio e no hospital. Avaliação, programação e conduta fisioterapêutica.

Carga horária: 60h.

Semiologia, propedêutica e terapêutica das principais doenças, lesões e disfunções ortopédicas e traumatológicas. Avaliação, programação e conduta fisioterapêutica e tratamento das lesões ortopédica e traumatológica. Além disso, estudar das principais afecções reumáticas em seus aspectos patológicos. Entender os mecanismos fisiológicos do envelhecimento. Quadro clínico-evolutivo das principais patologias reumáticas e geriátricas. Avaliação, programação e conduta fisioterapêutica.

Carga horária: 60h.

Conhecimento da fisiopatologia em ginecologia, obstetrícia e urologia. Alterações fisiopatológicas do sistema reprodutor feminino e masculino. Ciclo menstrual. Climatério. Câncer de mama. Incontinência urinária. Doenças sexualmente transmitidas Atuação da fisioterapia durante a gestação, no parto e pós-parto. Tratamento do baixo trato urinário, fecal e ginecológico. Atuação da fisioterapia na saúde do homem.

Carga horária: 60h.

Estudo dos efeitos fisiológicos produzidos pela prática esportiva. Conhecimento sobre o gesto esportivo e suas possíveis disfunções biomecânicas. Avaliação das lesões relacionadas ao esporte. Aplicação de medidas preventivas no esporte. Tratamento das lesões esportivas através de recursos e técnicas da fisioterapia. Atuação Interdisciplinar direcionada ao atleta de alto rendimento.

Carga horária: 60h.

Mecanoterapia. Estudo dos procedimentos e dispositivos instrumentais de natureza mecânica, com o objetivo de desenvolver força e amplitude articular. Estudo da mecânica dos equipamentos convencionais e especiais utilizados na fisioterapia, efeitos fisiológicos, indicações e contra-indicações.

Carga horária: 60h.

Mecanoterapia. Estudo dos procedimentos e dispositivos instrumentais de natureza mecânica, com o objetivo de desenvolver força e amplitude articular. Estudo da mecânica dos equipamentos convencionais e especiais utilizados na fisioterapia, efeitos fisiológicos, indicações e contra-indicações.

Carga horária: 60h.

Princípios físicos da água. Fisiologia do corpo submerso. Propriedades terapêuticas da água e suas diversas aplicações como meio fisioterapêutico (indicações e contraindicações da fisioterapia aquática). Programação e realização de procedimentos aquáticos específicos nas áreas de indicação de reabilitação no meio líquido. Fisioterapia aquática em pacientes com prótese e órtese. Noções de Bad Ragaz, Watsu e Hallwick.

Carga horária: 60h.

tapas da evolução histórica da profissão, contextualização da profissão dentro da área da saúde a nível regional, nacional e mundial. Áreas de atuação e tendências da profissão. Código de ética da profissão.

Carga horária: 80h

Estudo da Microbiologia: Aspectos biológicos e fisiológicos dos microrganismos (Bacteriologia, Virologia e Micologia). Relação patógeno-hospedeiro. Controle microbiano. Imunologia.

Carga horária: 60h.


Prótese e órtese de membro superior. Prótese e órtese de membro inferior. Órteses para a coluna vertebral. Dispositivo auxiliar para a marcha. Cadeira de rodas: principais recomendações. Prótese para membros superiores. Prótese para membros inferiores.

Carga horária: 80h


Estudo e análise do desenvolvimento motor normal e patológico humano. Treinamento
e prática das bases fisiológicas e estruturais do desenvolvimento motor normal. Conhecimento do desenvolvimento motor normal na avaliação clínica. Teorias sobre a plasticidade e regeneração do sistema nervoso. Os distúrbios do sistema nervoso central e periférico em adultos e crianças e suas possíveis repercussões no desenvolvimento motor normal e transtornos associados para a reeducação funcional do indivíduo.

Carga horária: 80h


História e princípios da prática baseada em evidências. Estudo e análise crítica de artigos científicos em reabilitação. Estudo e análise crítica da eficácia da intervenção terapêutica em reabilitação baseada em evidências contidas na literatura nacional e internacional. Evidência científica sobre diagnóstico, prognóstico e terapêutica em reabilitação. Avaliação econômica na reabilitação. Conceitos de grau e força para recomendações e guidelines. Significância estatística e tamanho do efeito de tratamento. Síntese de pesquisa: revisões sistemáticas e metanálise. Formulação de questões clínicas para a prática baseada em evidências na fisioterapia.

Carga horária: 80h


Conhecimento teórico e prático das técnicas básicas de terapias manuais e posturais, possibilitando o conhecimento das formas de aplicabilidade e desenvolvendo potencial manual e crítico para o tratamento de sintomatologias e patologias específicas.

Carga horária: 80h


A atuação fisioterápica no paciente crítico, sob o ponto de vista do diagnóstico, quadros disfuncionais, recursos terapêuticos, evolução, prognóstico e quanto ao trabalho interdisciplinar dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Indicação e manuseio de equipamentos e recursos terapêuticos na assistência do paciente crítico. Elaboração de diagnósticos, condutas fisioterápicas e implantação do programa assistencial. O profissional Fisioterapeuta e os aspectos práticos do trabalho em equipes multidisciplinares e interdisciplinares.

Carga horária: 60h.