Noções de acústica. Acústica arquitetônica. Sistemas de proteção acústica. Conforto acústico. Vegetação como elemento de conforto ambiental. Poluição ambiental. Conforto ambiental acústico em espaços urbanos. 

Carga horária: 80h

Projetos Residenciais. Projetos Comerciais. Espaço Exterior. Projetos Cenográficos. Desenvolvimento de projeto pela metodologia de elaboração de projetos (tema, pesquisa, proposta teórica, programa de necessidades, estudo preliminar, anteprojeto, projeto executivo, memorial justificativo).

Carga horária: 60h.

Estudo das condições térmicas, luminosas e energéticas, assim como os fenômenos físicos a elas associados como condicionantes da forma e da organização do espaço. Arquitetura e bem-estar. Zoneamento bioclimático e estratégias de controle ambiental.

Carga horária: 80h

Introdução aos conceitos básicos de sobre tecnologia e inovação, no contexto da arquitetura e do urbanismo e sua evolução.

Carga horária: 60h



Desenvolver a percepção visual, artística e técnica, enfatizando os aspectos representativos do desenho por meio de observação e interpretação de objetos, estruturas naturais, assim como imagens de arte, de arquitetura e do cotidiano.

Carga horária: 80h

Fundamentos do desenho técnico de arquitetura. Normas do desenho técnico (ABNT). O desenho como representação do objeto arquitetônico. Instrumentos e formas de representação. Sistemas de escalas. Conceitos de representação gráfica de elementos arquitetônicos. Escadas, coberturas, malhas. Projeções Ortogonais. Desenho técnico de arquitetura. Desenvolvimento das representações em plantas, cortes, elevações e coberturas.

Carga horária: 60h.

Desenho técnico de arquitetura. Desenvolvimento das representações em plantas, cortes, elevações e coberturas. Estudos preliminares e anteprojetos. O desenho livre de arquitetura. Desenho de equipamentos e objetos. Detalhes arquitetônicos. Antropometria e Ergonomia aplicadas.

Carga horária: 60h.

Desenho de perspectivas. A perspectiva como sistema de projeção: axonométrica, cavaleira, cônica, geométrica ou linear. Desenho de perspectivas utilizando métodos rigorosos aliados à sobreposição de desenhos à mão livre.

Carga horária: 80h

Representações de concepções arquitetônicas. Aplicação e uso dos materiais e instrumentos de desenho. Símbolos, convenções gráficas e normas técnicas. Apresentação gráfica das etapas de um projeto arquitetônico. Esquadrias, coberturas e circulação vertical.

Carga horária: 80h

Conceitos, características e desenvolvimento da ergonomia. Antropometria. Medidas antropométricas e o espaço. Fatores humanos para dimensionamento e organização do ambiente construído. Acessibilidade, segurança e conforto dos usuários. Dimensionamento e composição de espaços e equipamentos das edificações e das áreas urbanas. Caracterização do panorama de Ergonomia e sua aplicação nas diversas áreas do Design.

Carga horária: 60h.

Estudo dos conceitos de ergonomia aplicada ao ambiente construído a partir da influência do ambiente físico, no desenvolvimento da tarefa pelo homem e suas correlações. Aplicação de metodologias e procedimentos na concepção e avaliação dos ambientes com abordagem sistêmica.

Carga horária: 80h

Contemplação da estética como o estudo das experiências humanas relativas às sensações e ao entendimento das modificações dos processos artísticos. Compreensão das percepções e diferentes leituras de mundo – de acordo com Paulo Freire – ao longo da história. A história, a filosofia e a antropologia como guias condutores na busca de entender as categorias de belo, feio e grotesco nos campos das artes plásticas, mobiliários, vestuários etc.

Carga horária: 80h

Introdução ao estudo filosófico sobre a reflexão acerca do belo e da arte. Conceitos fundamentais sobre as artes, a arquitetura e o urbanismo desde o pensamento grego até a modernidade. Tópicos de estética relacionados às artes, arquitetura e urbanismo. Estética a modernidade. Conceitos fundamentais de algumas das mais importantes obras e escolas filosóficas da modernidade. Tópicos da estética moderna relacionados às teorias da arte, arquitetura e do urbanismo. A produção contemporânea das artes e o estado atual da crítica. Caracterização da modernidade e a ruptura histórica entre a modernidade e tradição ocidental clássica e cristã, entre a vigência do estilo e a sua impossibilidade. Conceitos fundamentais da arte na tradição ocidental, capazes de compor os traços mais gerais dos vários períodos desde os gregos até o barroco. História das realizações artísticas no mundo moderno, em relação às experiências propiciadas pela modernidade e em relação à busca pela autonomia da arte e pela depuração dos paradigmas da formalização. Crítica da autonomia e da teleologia da forma. Crítica das vanguardas em sua confluência e em sua divergência com vanguardas políticas.

Carga horária: 60h.

Estética a modernidade. Conceitos fundamentais de algumas das mais importantes obras e escolas filosóficas da modernidade. Tópicos da estética moderna relacionados às teorias da arte, arquitetura e do urbanismo. A produção contemporânea das artes e o estado atual da crítica. Caracterização da
modernidade e a ruptura histórica entre a modernidade e tradição ocidental clássica e cristã, entre a vigência do estilo e a sua impossibilidade. Conceitos fundamentais da arte na tradição ocidental, capazes de compor os traços mais gerais dos vários períodos desde os gregos até o barroco. História das realizações artísticas no mundo moderno, em relação às experiências propiciadas pela modernidade e em
relação à busca pela autonomia da arte e pela depuração dos paradigmas da formalização. Crítica da autonomia e da teleologia da forma. Crítica das vanguardas em sua confluência e em sua divergência com vanguardas políticas.

Carga horária: 60h.

Conceitos gerais de projeção cônica e cilíndrica, método de Monge e coordenadas no espaço tridimensional. Estudos do ponto, da reta e do plano. Paralelismo e perpendicularismo entre retas e pontos. Métodos descritivos: mudança de planos, rotação, rebatimento e alçamento. Representação de poliedros e sólidos de revolução.

Carga horária: 60h.

História dos fatos arquitetônicos e urbanos no Brasil – do período Pré-Cabralino ao final do período colonial. As formas de morar dos indígenas. Arquitetura portuguesa no Brasil. Urbanismo português no Brasil. Materiais e técnicas.

Carga horária: 80h


A história dos fatos arquitetônicos e urbanos no mundo, com ênfase no ocidente, do Renascimento ao Neoclassicismo. A transição entre a arquitetura medieval e a renascentista. Os Tratados de Arquitetura e Urbanismo. O Maneirismo. O Barroco. O Rococó. O Neoclassicismo.

Carga horária: 80h

História dos fatos arquitetônicos e urbanos no Brasil entre os séculos XIX e XX. Neoclassicismo. Ecletismo. Introdução à arquitetura moderna e seu desenvolvimento.

Carga horária: 80h

A história dos fatos arquitetônicos e urbanos no mundo, com ênfase no Ocidente, do Ecletismo à Contemporaneidade. O Ecletismo/Historicismo. As tentativas de criação de novos estilos no século XIX: Art Nouveau e Secessionismo. O Modernismo, o Pós-Modernismo e o Período Contemporâneo.

Carga horária: 80h

A história dos fatos arquitetônicos e urbanos no Brasil a partir da década de 1980 do século XX até a atualidade. Pós-Modernismo e suas vertentes na arquitetura. Pós-Modernismo na arquitetura brasileira. Contemporaneidade da arquitetura e do urbanismo.

Carga horária: 80h

Potenciar a capacidade do aluno de enfocar de forma sistêmica e eficaz os processos de elaboração de projetos arquitetônicos mediante a utilização de ferramentas computacionais ligadas à Computação Gráfica como, por exemplo, o AutoCad, CorelDraw e Google SketchUp.

Carga horária: 60h.

A arquitetura desde a Pré-História até os dias atuais. Principais estilos arquitetônicos. A profissão do arquiteto. Mercado de trabalho e atuações do arquiteto na atualidade. Conhecimento básico das relações entre arquitetura, urbanismo e sociedade – arte, ciência, filosofia e economia. Bases legais da ética profissional.

Carga horária: 80h

O arquiteto e seu papel na sociedade. Fundamentos da arquitetura urbana. O edifício, a cidade e o contexto. O significado na arquitetura. O processo criativo e o croqui. Aspectos operacionais no processo projetual. Esquemas, organogramas, fluxogramas. Etapas de progressão. Programa de necessidades. Partido Arquitetônico. Estudo preliminar. Anteprojeto e projeto executivo. Memorial justificativo e comunicação e expressão oral.

Carga horário: 60h.

Técnicas e materiais para confecção de maquetes. Confecção de maquetes e modelos icônico-analógicos de obras de significativa importância no contexto nacional e internacional.

Carga horária: 60h.

A importância da forma na concepção arquitetônica através do espaço concebido nas três e nas demais dimensões. Relações e valores plásticos da forma e do espaço. Organização do espaço e agenciamento. Relação das formas edificadas e seu entorno. Representação tridimensional, em escala, de objetos arquitetônicos.

Carga horária: 80h

Conjuntos numéricos e cálculos iniciais. Funções e limites. Derivadas e integrais. Funções de variáveis. Integral múltipla. Cálculo diferencial e integral de funções de duas variáveis. Aplicação nas construções arquitetônicas.

Carga horária: 80h

Introdução ao conhecimento teórico-prático da linguagem visual, do processo criativo e da criação de imagens. Experimentação do Desenho como linguagem, comunicação e conhecimento. Percepção das formas. Desenho artístico. Composição, desenho de observação e de memória. Criação bi e tridimensional no plano e no espaço, através de diversas linguagens gráficas, procedimentos e materiais.

Carga horária: 60h.

Propriedades intrínsecas de expressão dos materiais básicos, como: argila, madeira, metal, papel, etc. Meios de expressão aplicados à Arquitetura. Relação: figura, espaço e forma. Passagem do Espaço bi para tridimensional. Linguagem visual, comunicação gráfica. Desenho como linguagem, comunicação e conhecimento. Geração de relevos a partir de superfícies planas. Decomposição e recomposição de formas. Integração de estruturas bidimensionais com estruturas tridimensionais.

Carga horária: 60h.

Introdução ao conceito de BIM (Building Information Modeling). Utilização da ferramenta Revit Architecture para a modelagem e desenvolvimento de um projeto de construção civil visando a obtenção da documentação bi e tridimensional. Criação de elementos construtivos (estrutura, vedação, cobertura e acabamentos). Dimensionamento e detalhamento.

Carga horária: 60h.

Noções básicas de cálculo estrutural. Dimensão e capacidade de sustentação eficaz dos elementos de uma estrutura. Noções de projeto estrutural: leitura do projeto, espessura de vigas, pilares, fundações, laje e escada. Noções de estruturas: concreto, metais e madeiras.

Carga horária: 60h.

Tipos de perspectivas. Movimentos e mudanças de planos. Rotação e rebatimento. Épura. Perspectiva paralela e cônica de composições geométricas. Projeção de sombras. Perspectiva interna com um e dois pontos de fuga. Humanização das composições com elementos gráficos complementares.

Carga horária: 60h.

Estudo teórico e prático de software gráfico com tecnologia CAD, permitindo a representação gráfica de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo de forma bidimensional. Subsídios necessários para a confecção do desenho técnico de acordo com as normas técnicas, assim como para a análise e interpretação dos projetos.

Carga horária: 80h

Estudo teórico e prático de software gráfico com tecnologia CAD, permitindo a representação gráfica de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo de forma tridimensional, fornecendo ao aluno os subsídios necessários para o desenho, a análise e a interpretação dos projetos.

Carga horária: 80h

Planejamento de composições arquitetônicas de pequena complexidade com estudo de espaços arquitetônicos por meio de noções de: plástica, proporção, aeração, modulação, funcionalidade, dimensionamento, ergonomia e contextualização, que estimulem e valorizem os aspectos criativos e formais. Teorias e métodos projetuais. 

Carga horária: 80h

História dos fatos arquitetônicos e urbanos. Teorias críticas e a “projetação” – métodos e técnicas na arquitetura e no urbanismo. História da arquitetura e urbanismo: da Pré-História até a Baixa Idade Média, com ênfase na produção ocidental.

Carga horária: 80h

Arquitetura greco-romana: a cidade antiga, a polis grega, a urbe romana. O burgo medieval. A cultura do Renascimento: cidades mercantis, tratados urbanos renascentistas. Arquitetura renascentista. Maneirismo. Arquitetura e urbanismo barrocos. As capitais absolutistas barrocas. Arquitetura neoclássica.

Carga horária: 60h.

Movimento Moderno - Os precursores do urbanismo como campo de reflexão: os ideais urbanos - Ruskin e Morris, Escola de Chicago e Art Nouveau. O Estilo Internacional e a crise do Movimento Moderno. Arquitetura e Urbanismo Pós-Modernos. Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos. Conceitos fundamentais de arquitetura e urbanismo. a experiência espaço, sociedade, cultura e arquitetura.

Carga horária: 60h.

Topografia – representação gráfica da superfície terrestre ou parte dela. Topografia – determinação do contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em consideração a curvatura resultante de sua esfericidade.

Carga horária: 80h