Introdução aos processos criativos e técnicos de produção de acessórios de moda, com ênfase no desenvolvimento de calçados, bolsas e jóias/bijuterias. Desenvolvimento do desenho técnico instrumentado a partir de construções geométricas planas (bidimensionais) e volumétricas (tridimensionais), com suas vistas. Análise e definição de materiais, modelagens baseados na Biomecânica e conforto do pé; componentes e sistemas de produção artesanal e industrial de fabricação e construção de calçados femininos e masculinos e bolsas direcionados a um público-alvo específico e/ou a um segmento de mercado previamente definido. Desenvolvimento de coleção.

Carga Horária: 60h

Estudo das técnicas da fotografia básica. Pesquisa e análise da imagem fotográfica e de moda. Desenvolvimento do olhar fotográfico como base principal para o desenvolvimento de projetos fotográficos. Processamento de fotografia analógica e digital. Fundamentação das práticas de estúdio, aprendizagem técnica dos equipamentos, e exercícios de locação fotográfica. Análise da história da fotografia de moda. O Marketing. Comunicação no marketing de moda. Marketing Digital para Moda, Consumo de Moda na 4ª revolução industrial.

Carga Horária: 60h

Introdução ao Design de Moda. História do Design. As Escolas de Design. Teorias da Moda. Linguagem Visual; Gestalt; Sistema de leitura visual da forma; Elementos e Princípios de Design. Teoria da cor Sistemas de cor CMYK e RGB. Expressão da cor e de sua linguagem aplicadas ao projeto de moda e ao mercado. Aplicação de processos específicos da cor na moda.

Carga Horária: 60h

Fibras Têxteis: História, classificação, características e identificação. Fibras Sustentáveis – o algodão orgânico. Fiação: tipos de fiação, fios diferenciados e identificação. Fios reciclados – o fio PET. Tecelagem, Malharia e Não tecidos: processos, características, principais diferenças, aplicabilidade e identificação. A sustentabilidade nos processos têxteis – Fibras, malhas e tecidos planos sustentáveis. Acabamentos têxteis e Design de Superfície: Tingimento Estamparia; Tingimento; Tecelagem artesanal; Bordado; Renda de Bilro; Labirinto; Crochê; Trançado.

Carga Horária: 60h

Conceitos e Metodologias de Design .Design Thinking. MESCRAI. Método da XDM(Extensible Design Methods) Princípios e processos do desenvolvimento criativo. Criação de produtos priorizando a originalidade. Procedimentos do processo criativo individual e em grupo. Importância do profissional de criação no mercado atual. Pesquisa em moda e aplicação de materiais e procedimentos alternativos. Desenvolvimento de Briefing, painéis semânticos, pesquisa de mercado, pesquisa de tendência, pesquisa de vocação regional, pesquisa tecnológica e pesquisa de comportamento. Moda e semiótica. Sistema de moda. Representação, Signo e Significados. Semiótica e Gestalt na moda. Consumo de Moda na 4ª revolução industrial. Interpretação e Criação de protótipo e fichas técnicas Análise Semiótica de Campanha Publicitária de Marca de Moda.

Carga Horária: 60h

Noções de antropometria para os padrões de medidas: individual e industrial, feminino e masculino. Conceitos e princípios da ergonomia. Noções antropométricas – dinâmica e estática. Anatomia, fisiologia e biomecânica. Ergonomia do objeto de moda sob a óptica do conforto psicológico, sensorial e térmico. Interações ergonômicas: homem – ambiente – vestuário.Introdução modelagem plana. Estudo da formação do diagrama e Desenvolvimento e Graduação das bases de modelagem para tecidos planos. Interpretação de modelos femininos e em diferentes tamanhos e estilos para o desenvolvimento da modelagem, a partir de bases de moldes para tecidos planos, de peças do vestuário feminino. Estudo antropométrico do corpo masculino. Modelagem de peças do vestuário masculino em diversos segmentos: básico, social e modalidades desportivas. Testagem e montagem em tela. Ficha técnica.

Carga Horária: 60h

O Setor de beneficiamento de vestuário e a importância destes no mercado brasileiro de moda. Estímulo à criatividade e ao uso de novos materiais para a confecção de produtos comerciais e diferenciados, a partir de análise dos diversos segmentos. Conscientização e descoberta de novas formas de trabalho para agir de maneira sustentável e, assim, possibilitar mudanças na cadeia de moda, percebendo as oportunidades em relação à competitividade empresarial. Aplicações de tecidos planos, malhas e não tecidos e dos principais setores do mercado. Moda Colaborativa. Processo empreendedor. Ambiente e características de negócios. Formação e desenvolvimento de empreendedores. Criatividade e visão empreendedora. Gestão do empreendimento. Planejamento estratégico. Avaliação do empreendimento.

Carga Horária: 60h