Evolução histórica da Educação a Distância (EAD). Perspectivas e características da EAD. Legislação da EAD no Brasil. Teorias e Práticas. Ambientes virtuais de aprendizagem. Tutoria, avaliação e tecnologias. Perfil do aluno na interação on-line. Computadores e processamento de informações. Módulos que compõem um computador. Dispositivos de entrada e saída. Armazenamento de dados. Computadores de grande porte. Microcomputadores. Software. Editores de texto. Planilhas de cálculos.

Carga Horária: 80h

Aspectos históricos e tendências contemporâneas da Psicopedagogia. Objetivos e âmbito de atuação. Formação e trabalho do psicopedagogo. Ética do trabalho psicopedagógico. Contato com diferentes áreas do conhecimento. Conceito de educação. Paradigma da inclusão. Diferença, deficiência, estigma, preconceito, identidade, alteridade, diálogo e ética educacional. Fundamentos históricos, filosóficos e psicopedagógicos da Educação Especial e inclusiva. Escola e família.

Carga Horária: 80h

Histórico do ensino de Geografia, implicações dos diferentes enfoques teórico–metodológicos de Geografia no processo educativo. Análise dos conceitos e métodos da disciplina de Geografia, suas inter–relações com o processo ensino–aprendizagem e com a prática cotidiana. A Geografia na concepção sócio–histórica: fundamentação teórica, relação entre conteúdo e método.

Carga Horária: 80h

Componente curricular de história na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Eixos estruturantes da disciplina: tempo e temporalidades, identidades, cultura e cidadania. Recursos didáticos e metodológicos. Fundamentos teórico–metodológicos para o ensino de história.

Carga Horária: 80h

Fundamentos da pesquisa. Fundamentos da prática pedagógica (planejamento, didática, avaliação, projetos pedagógicos). Metodologias ativas de ensino–aprendizagem. Pesquisa sobre prática pedagógica. Construção de projeto de pesquisa e prática.

Carga Horária: 80h