Conceitos gerais de Anatomia e Fisiologia com análise dos principais sistemas. Domínio da Terminologia Médica. Fisiologia e Anatômica. Princípios de Investigação Fisiológica no Corpo Humano. Estruturas e Bases Fisiológicas Específicas: Sistema Respiratório, Sistema Cardiovascular, Sistema Geniturinário, Sistema Digestório, Funções Endócrinas, Neuromotricidade, Sistema Músculo-Esquelético, Correlações
entre Conceitos Fisiológicos e Atividade Física.

Carga horária: 60h.

Nomenclatura anatômica. Conceito e divisão. Planos e eixos do corpo humano. Sistema nervoso central e periférico, ósseo e articular, muscular, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor e seus componentes.

Carga horária: 60h.


Mudanças no comportamento motor humano, resultantes dos mecanismos de controle motor e do processo de aprendizagem. Caracterização e contextualização da área, sua metodologia de estudo e a fundamentação teórica sobre os mecanismos subjacentes ao controle de movimentos, ao armazenamento de informações na memória, à capacidade de atenção, aos processos perceptivos, tomadas de decisão e organização de respostas motoras. Características dos iniciantes e habilidosos no processo de aquisição de habilidades motoras com ênfase na teoria do processamento de informações. Aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e variáveis intervenientes em sua prática.

Carga horária: 80h

Conhecimento dos princípios básicos da natação, sua evolução histórica, as técnicas dos estilos competitivos e sua metodologia de ensino. Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem de Natação. Esportes aquáticos como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.

Carga horária: 60h

Conhecimento teórico-prático dos fundamentos técnicos e regras básicas do atletismo e suas diferentes manifestações esportivas e culturais objetivando o reconhecimento, o domínio, a transmissão e a ressignificação de suas características em contextos da aprendizagem escolar. Participação na organização de eventos esportivos. Reflexão sobre pesquisas e práticas de ensino do atletismo na escola e em eventos da juventude.

Carga horária: 60h

Introdução à biomecânica. Princípios básicos da mecânica aplicados ao estudo do movimento. Cinemática. Cinética. Técnicas de medição em biomecânica: antropometria, dinamometria, cinemetria, eletromiografia e termografia. Análise biomecânica.

Carga horária: 60h

Conhecimento dos diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento humano. Etapas do processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento do ser humano. Principais características físicas, afetivas, sociais e cognitivas de cada etapa e prováveis efeitos da atividade motora sobre esse processo.

Carga horária: 80h

Educação. Pedagogia. Didática. Tendências pedagógicas em Educação Física. Abordagens do processo ensino – aprendizagem e suas relações com as linhas Metodologias da Educação Física. Construção de planos de ensino e planos de aula. Avaliação. Relação professor e aluno.Observação, participação e regência em aulas simuladas de Educação Física, sob orientação e supervisão do professor.

Carga horária: 60h

Definições gerais e conceitos de biologia celular, genética e histologia. Adaptação no treinamento. Sistemas orgânicos e atividade motora. Estudos das respostas e adaptações bioquímicas agudas e crônicas dos diversos sistemas orgânicos durante a prática de atividades motoras envolvidas na educação física e no esporte.

Carga horária: 80h

Origem, determinantes históricos, sociais e culturais do jogo. Jogos populares, esportivos e cooperativos. Jogo, brincadeira e esporte. O jogo e a formação do homem. Cooperação e competição.

Carga horária: 80h

O processo histórico e sociopolítico da origem e evolução da educação física e do esporte. Análise do pensamento historiográfico da educação física no Brasil. Problemas filosóficos da condição humana. Principais correntes filosóficas que influenciaram e influenciam o desenvolvimento do significado da educação física em seus diferentes estágios de evolução. As tradições filosóficas ocidental e oriental e o corpo, cultura e ideologia.

Carga horária: 80h

Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais.

Estudo do processo de envelhecimento a partir da identificação das características sociais, físicas e psicológicas das pessoas na fase da terceira idade; investigando o papel da Educação Física quanto aos seus objetivos e metodologias para indivíduos com idade superior aos 60 anos.

História e evolução do esporte para pessoas com deficiência; características neuropsicológicas, psicomotoras, sociais e comportamentais de pessoas com deficiência intelectual, física e sensoriais; atividades esportivas para pessoas com deficiência; planejamento de programas de treinamento adaptados e avaliação de tarefas.

Carga horária: 60h

Estudo dos aspectos sócio-histórico-culturais dos esportes coletivos, com ênfase no futebol e suas variações e o Handebol e suas variações. Problematização das regras, dos fundamentos, das estratégias de organização e metodologia de ensino dos esportes coletivos. Reflexões sobre os processos de transposição didática dos esportes coletivos para o componente curricular denominado Educação Física (na escola). Proporciona aos alunos conhecimentos amplos e específicos acerca do processo autoaprendizagem, teórico e prático dos esportes coletivos, contemplando o ensino das técnicas e táticas básicas. Regras para a prática com ênfase ao desenvolvimento do trabalho no contexto escolar.

Carga horária: 60h

Estudo dos aspectos sócio-histórico-culturais dos esportes coletivos, com ênfase no voleibol e suas variações e o Basquetebol e suas variações. Problematização das regras, dos fundamentos, das estratégias de organização e metodologia de ensino dos esportes coletivos. Reflexões sobre os processos de transposição didática dos esportes coletivos para o componente curricular denominado Educação Física (na escola). Proporciona aos alunos conhecimentos amplos e específicos acerca do processo autoaprendizagem, teórico e prático dos esportes coletivos, contemplando o ensino das técnicas e táticas básicas. Regras para a prática com ênfase ao desenvolvimento do trabalho no contexto escolar.

Carga horária: 60h

Estudo e análise dos mecanismos agudos e crônicos sobre as funções fisiológicas dos sistemas energético, metabólico, endócrino, neuromuscular e cardiorrespiratório, em resposta ao exercício físico agudo e crônico. Evidenciação de bases para a compreensão da atividade motora.

Carga horária: 80h

Bioenergética. Estudo dos Ajustes e adaptações Fisiológicas em resposta ao exercício físico, nos sistemas: endócrino, circulatório, cardiorrespiratório, nervoso e musculoesquelético. Avaliação da aptidão cardiorrespiratória. Atividade física em populações especiais. Programa de exercícios para reabilitação cardiovascular, diabetes mellitus, osteoporose, hipertensão arterial, obesidade e doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

Carga horária: 60h.

Conceitos de saúde coletiva e saúde pública e as políticas públicas de promoção de saúde. Ações educativas e pedagógicas em promoção da saúde. Atividades de competência do profissional de educação física, integradas com equipes multidisciplinares de programas de saúde coletiva.

Carga horária: 60h.

Conceito, evolução e metodologia do treinamento desportivo. Estudo da preparação física, técnico-tática e psicológica, princípios fisiológicos e científicos, estudo das qualidades físicas, testes físicos e controle do treinamento desportivo.

Carga horária: 60h.

Fundamentos pedagógicos da iniciação esportiva. Métodos convencionais e alternativos de iniciação esportiva. Iniciação esportiva para população especial. Fundamentação da prática esportiva para crianças e adolescentes. Análises de situações concretas no campo dos esportes e da Educação Física.

Carga horária: 60h.

Etapas da evolução histórica da profissão, contextualização da profissão dentro da área da saúde a nível regional, nacional e mundial. Áreas de atuação e tendências da profissão. Código de ética da profissão.

Carga horária: 80h 

Direito desportivo. Estrutura e funcionamento da justiça desportiva. Códigos desportivos. Legislação desportiva aplicada. Ética. Conceituação e compreensão da ética como construção pessoal e social, histórica, cultural e temporal. Ética profissional e as questões da educação física.

Carga horária: 80h

Dança como forma de manifestação e expressão cultural de uma sociedade. Fundamentos, dinâmica, metodologia e noções coreográficas. Dança na escola. Dança, evolução e aplicação cultural. Dança de salão. Dança clássica, moderna e contemporânea: do percurso histórico ao processo criativo.

Carga horária: 80h


Origem, evolução e classificação da ginástica. Tendências da ginástica na sociedade contemporânea. Os aspectos constitutivos da ginástica: habilidades motoras, planos e eixos, nomenclatura descritiva e técnicas gímnicas. Capacidades e habilidades básicas e suas variações, aplicadas em diferentes contextos sociais, considerando a idade, experiências adquiridas, meio ambientes e objetivos funcionais, utilitários e inclusivos. Uso de aparelhos manuais e fixos.

Carga horária: 80h

O judô, a capoeira e a educação física. Técnicas e movimentos característicos do judô e da capoeira. Aspectos socioculturais, folclóricos e psicomotores da capoeira. O potencial pedagógico. Movimentos corporais. Contexto das práticas. Os diversos golpes. Regras oficiais.

Carga horária: 80h


Atletismo no contexto histórico-cultural. Atividades básicas e naturais (andar, correr, saltar, lançar e arremessar). Conteúdos e procedimentos técnicos e pedagógicos para a vivência e aprendizagem do atletismo enquanto prática de atividade motora. As diferentes provas atléticas e o desenvolvimento de habilidades e capacidades. Princípios norteadores das provas em atletismo. Organização de competições de atletismo. Regras oficiais.

Carga Horária: 80h

Contexto histórico, social e educacional do basquetebol. Conhecimento técnico/tático e metodológico dos fundamentos do basquetebol e sua utilização na educação física. Regulamentação e arbitragem. Organização, controle e avaliação de equipes.

Carga horária: 80h

Estudo dos aspectos sócio-histórico-culturais do Basquetebol. Problematização das regras, dos fundamentos, das estratégias de organização e metodologia de ensino do Basquetebol. Reflexões sobre os processos de transposição didática do Basquetebol para o componente curricular denominado Educação Física (na escola). Proporciona aos alunos conhecimentos amplos e específicos acerca do processo autoaprendizagem, teórico e prático do Basquetebol, contemplando o ensino das técnicas e táticas básicas. Regras para a prática com ênfase ao desenvolvimento do trabalho no contexto escolar.

Carga horária: 60h.

Estudo dos aspectos sócio-histórico-culturais do Handebol. Problematização das regras, dos fundamentos, das estratégias de organização e metodologia de ensino do Handebol. Reflexões sobre os processos de transposição didática do Handebol para o componente curricular denominado Educação Física. Proporciona aos alunos conhecimentos amplos e específicos acerca do processo autoaprendizagem, teórico e prático do Handebol, contemplando o ensino das técnicas e táticas básicas. Regras para a prática com ênfase ao desenvolvimento do trabalho no contexto escolar. Conceitos teóricos e práticos sobre os aspectos técnicos, táticos e físicos de atletas de handebol.

Carga horária: 60h

Contexto histórico, social e educacional do futebol e do futsal. Conhecimento técnico-tático e metodológico de seus fundamentos e sua utilização na educação física. Regulamentação e arbitragem. Organização, controle e avaliação de equipes.

Carga horária: 80h


Contexto histórico, social e educacional do handebol. Conhecimento técnico/tático e metodológico de seus fundamentos e sua utilização na educação física. Regulamentação e arbitragem. Organização, controle e avaliação de equipes.

Carga horária: 80h

Contexto histórico, social e educacional do voleibol e do vôlei de praia. Conhecimento técnico- tático e metodológico de seus fundamentos e sua utilização na educação física. Regulamentação e arbitragem. Organização, controle e avaliação de equipes.

Carga horária: 80h

Aspectos históricos e conceituais da ginástica artística e da ginástica rítmica. Características fundamentais do movimento nessas modalidades esportivas, com e sem aparelhos manuais, fixos e elementares. Regulamentação básica da ginástica artística e da ginástica rítmica.

Carga horária: 80h


Responsabilidades pedagógicas do profissional de educação física. Planejamento, formulação de objetivos, conteúdos e avaliação, no contexto institucional e sociocultural. Estilos de instrução. A observação. Os fatores intervenientes no processo.

Carga Horária: 80h

Produção e veiculação de conhecimentos. Compreensão de conceitos básicos sobre a interrelação entre atividade física, saúde e qualidade de vida. Promoção da saúde e do estilo de vida. Qualidade de vida na escola e no trabalho. Estrutura de programas de promoção da saúde na escola.

Carga horária: 80h