Fundamentos básicos de alimentação e nutrição para o cuidado. Epidemiologia nutricional. Alimentação equilibrada. Métodos de investigação alimentar. Bases da avaliação nutricional. Desnutrição e anemia ferropriva na infância. Necessidade e recomendações nutricionais nos diferentes períodos etários. Segurança Alimentar e nutricional. Principais dietas da rotina hospitalar. Promoção de práticas alimentares e hábitos de vida saudáveis Principais aspectos nutricionais das doenças crônicas não transmissíveis. Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
Carga horária: 80h.

Nomenclatura anatômica. Conceito e divisão. Planos e eixos do corpo humano. Sistema nervoso central e periférico, ósseo e articular, muscular, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor e seus componentes.

Carga horária: 60h.

Métodos de assepsia e esterilização. Estrutura e funcionamento do centro cirúrgico, central de material e esterilização, sala de recuperação pós-anestésica. Processo de esterilização dos materiais. Noções de instrumentação cirúrgica. Controle de infecção hospitalar em pacientes cirúrgicos. Prática em laboratório e em unidade hospitalar. Assistência de enfermagem a clientes no pré, trans e pósoperatório de cirurgias em geral. Cuidado de enfermagem nos diversos tipos de cirurgias. Planejamento e execução do cuidado de enfermagem ao adulto em condições cirúrgicas, incluindo preparo para a alta e assistência no domicílio. Noções de anestesiologia.

Carga horária: 80h

Organização e morfologia geral das células e vírus. Fisiologia celular: Composição química da célula. Membranas biológicas. Citoesqueleto e movimentos celulares. Organelas celulares. Diferenciação celular. Noções de microscopia. Princípios gerais da Histologia Humana. Morfofisiologia dos tecidos básicos do organismo: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Estudos dos tipos especiais de tecido conjuntivo (frouxo, denso, adiposo, cartilaginoso, ósseo e sangue). Estudo descritivo da microscopia dos tecidos. Conceito e importância. Órgãos de reprodução. Gametogênese. Fecundação. Fases do desenvolvimento embrionário. Anexos embrionários.

Carga Horária: 60h

Conceitos e etapas do processo de sistematização da assistência de enfermagem. Estabelecimentos de relações entre as bases teóricas do cuidado e o conhecimento. Teorias de enfermagem. Histórico, diagnóstico, evolução e prescrição de enfermagem. Modelos de sistematização do cuidado em enfermagem. Métodos de avaliação da sistematização da assistência de enfermagem.

Política Nacional do Idoso. Envelhecimento, velhice e idoso. Cuidado de enfermagem ao idoso institucionalizado e domiciliado. O Cuidado familiar. Prática em laboratório, em unidade hospitalar, em serviços básicos de saúde, em Instituições de Longa Permanência (ILP) e em domicílio.

Carga horária: 80h

Desenvolvimento de raciocínio clínico e do Processo de Enfermagem para a assistência da pessoa em situação crítica de doença, geralmente assistida em Unidades de Terapia Intensiva, com base no cuidado humanizado e ético ao indivíduo, à família e ao coletivo, em todos os momentos do ciclo de vida. Gerenciamento da assistência de Enfermagem ao paciente crítico. Desenvolvimento de habilidades no uso de tecnologias leves, leves-duras e duras durante a assistência ao paciente crítico.

Carga horária: 60h.

Cuidado de enfermagem a pacientes de alto risco. Cuidado de enfermagem em emergência e urgência. Assistência de enfermagem nas emergências pré-hospitalar, hospitalar e domiciliar. Procedimentos de enfermagem nas principais emergências.

Carga horária: 80h

Programa de atenção à saúde da mulher. Cuidado de enfermagem à mulher no ciclo gravídicopuerperal. 
Relações de gênero, sexualidade, questões relacionadas à violência, aborto, mortalidade materna. Ações ginecológicas: prevenção de câncer cérvico-uterino e de mama. Planejamento familiar e DST. Climatério.
Carga horária: 80h.

Programa de assistência à saúde do adolescente. Cuidado de enfermagem ao adolescente, considerando a promoção da saúde, a prevenção das doenças, o tratamento clínico e a reabilitação psicossocial. Adolescentes em situação de risco. Questões relacionadas à violência. A família e a relação intergeracional. Prática em unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, comunidade e ONGs.

Carga horária: 80h

Sistematização da assistência de enfermagem ao adulto em situação clínica. Estratégias de promoção, proteção, recuperação e prevenção dos principais agravos de saúde nos adultos em situação clínica. Noções básicas de exames complementares.

Carga horária: 80h

Fundamentos sobre os aspectos epidemiológicos, preventivos, fisiopatológicos e terapêuticos das doenças mais prevalentes em nosso meio. Assistência de enfermagem aos adultos com afecções agudas e crônicas em diferentes especialidades, principalmente em seus aspectos educativos, preventivos e de controle das doenças.

Carga horária: 80h

Estudo das principais doenças infectocontagiosas. Epidemiologia, fisiopatogenia, métodos diagnósticos, tratamento, meios de prevenção e profilaxia, bem como cuidados de enfermagem aos pacientes nas doenças infecto-parasitárias.

Carga horária: 80h.

Cuidado de enfermagem à criança e ao recém-nascido em hospitais, ambulatórios e domicílios. Aspectos do crescimento e desenvolvimento da criança. Programa Nacional de Assistência Integral à Saúde da Criança (PNAISC). Sistematização da assistência de enfermagem às doenças prevalentes na infância. Procedimentos de enfermagem em pediatria.

Carga Horária: 80h

Fundamentos teóricos para subsidiar a assistência e o planejamento às ações de enfermagem no pré, trans e pós operatório. Interação enfermeira/cliente na situação cirúrgica. Visão organizacional e administrativa das unidades de Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Pós-anestésica e do Centro de Material e Esterilização.

Carga horária: 60h.

Assistência de Enfermagem em doenças transmissíveis. Tuberculose e Hanseníase. Doenças emergentes e reemergentes. Infecção por Influenza: H1N1. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Hepatites virais. Doenças endêmicas e epidêmicas. Controle de infecção hospitalar. Isolamento e precauções. Novo Coronavírus (OVID-19).

Carga horária: 60h.

Indicadores da saúde da população brasileira. Diferentes visões de saúde e doença subjacentes às políticas e programas de intervenção de saúde vigentes. Princípios e pressupostos do método dialético enquanto referencial teórico-metodológico para intervenção em saúde coletiva. Evolução da saúde pública no Brasil e no Ceará. Enfermagem Comunitária. Assistência de Enfermagem de Saúde Pública à Família. Terapêuticas alternativas. Políticas de saúde no Brasil e no Ceará.

Carga horária: 60h.

Contexto histórico da enfermagem psiquiátrica no Brasil. Reforma psiquiátrica e suas diretrizes político assistenciais. A enfermagem psiquiátrica e sua inserção em serviços de saúde mental. Instrumentos e bases essenciais para a prática do enfermeiro em saúde mental na assistência ao indivíduo e família: psicopatologia, adoecimento psíquico em suas manifestações de maior incidência e prevalência, comunicação e relacionamento terapêutico e reabilitação psicossocial. Processo de Enfermagem em saúde mental. A saúde mental nos níveis de prevenção e áreas de atuação de enfermagem psiquiátrica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Carga Horária: 60h

Introdução à epidemiologia. O contexto da epidemiologia na saúde pública. Estudo dos principais indicadores de saúde. Epidemiologia descritiva. Vigilância epidemiológica. Investigação epidemiológica. Determinantes do processo saúde-doença. Fundamentos da pesquisa epidemiológica. Aspectos epidemiológicos das doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Carga horária: 80h.


Indicadores da saúde da população brasileira. Diferentes visões de saúde e doença subjacentes às políticas e programas de intervenção de saúde vigentes. Princípios e pressupostos do método dialético enquanto referencial teórico-metodológico para intervenção em saúde coletiva. Evolução da saúde pública no Brasil e no Ceará. Estudo da Prevenção e Promoção da Saúde, fundamentando e ampliando o papel dos profissionais da saúde como facilitadores e promotores da saúde comunitária. Indicadores da saúde da população brasileira.

Carga Horária: 60h


Desenvolvimento de pensamento crítico e raciocínio diagnóstico nas habilidades para tecnologias diagnósticas em Saúde. Perfil de competências na atuação em clínicas, hospitais, ambulatórios e unidades básicas de saúde, compreendendo os resultados de exames laboratoriais como informação complementar para a identificação de diagnósticos de enfermagem e avaliação de resultados. Assistência de enfermagem no preparo, acompanhamento e pós-exames. Utilização dos princípios de biossegurança na coleta e transporte de amostras de materiais biológicos, na interpretação dos resultados diagnósticos com a clínica da pessoa em adoecimento, reconhecendo as variáveis intervenientes nas fases de coleta e análise dos exames laboratoriais.

Carga horária: 60h.

Conceitos e princípios básicos em farmacologia. Vias de administração, absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas no organismo. Mecanismos de ação de drogas no organismo (Teoria dos receptores). Transmissão neuro-humoral e farmacologia do sistema nervoso autônomo. Bloqueadores neuromusculares. Drogas colinérgicas e adrenérgicas. Introdução à psicofarmacologia. Drogas que atuam no sistema nervoso central (neurolépticos, ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsivantes, hipnosedativos, hipnoanalgésicos. opióides). Anestésicos. Drogas que atuam sobre o sistema cardiovascular (digitálicos, antihipertensivos, antiarrítmicos). Diuréticos. Corticosteróides, analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios. Contraceptivos. Insulina e hipoglicemiantes orais. Antibióticos. Antiparasitárias.

Carga Horária: 60h

Conceitos e princípios básicos em farmacologia com sua aplicabilidade na prática de enfermagem. Discutir as Vias de administração, absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas no organismo a partir de procedimentos básicos e avançados que envolvem a terapia medicamentosa como prática profissional do enfermeiro. Avaliação e discussão dos procedimentos de biossegurança no processo de administração de medicamentos. Legislações éticas e legais quanto ao processo de prescrição de medicamentos por parte dos enfermeiros bem como o processo de cuidado direto. Habilitação e aprofundamento das práticas em cálculos de medicamentos.

Carga horária: 60h.

Introdução à fisiologia e homeostasia. Membranas biológicas e transporte. Bioeletricidade. Fisiologia do sistema nervoso. Sinapses. Fisiologia do sistema muscular. Fisiologia do sistema cardiovascular. Fisiologia do sistema respiratório. Fisiologia do sistema renal. Fisiologia do sistema gastrintestinal. Fisiologia do Sistema endócrino.

Carga Horária: 60h


Aplicação do modelo de gerenciamento da qualidade total nos serviços de saúde. Fundamentos da qualidade de vida das organizações. Desenvolvimento e administração de protocolos. Sistemas organizacionais de cuidados em enfermagem/saúde. Sistema Único de Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Licenciamentos. A gestão de qualidade na enfermagem. Auditoria em enfermagem. Gerência de custos em enfermagem.

Carga horária: 80h

A disciplina discute os Conceitos básicos de administração, Modelo organizacional das instituições de saúde públicas e privadas, Estrutura e funcionamento dos cuidados básicos de saúde, Inserção das instituições no Sistema Único de Saúde, do serviço de enfermagem no contexto institucional e as influências decorrentes. Instrumentos de gestão para a prática da gerência do cuidado em saúde e em enfermagem, as condições de trabalho na enfermagem, o dimensionamento de pessoal, a gestão de pessoas, a supervisão, a liderança, a gestão de qualidade, a auditoria e as mudanças em enfermagem como meios para desenvolver a gerencia em Enfermagem.

Carga horária: 60h.

Gestão em atenção básica à saúde. Papel do enfermeiro na gestão da atenção básica. Processo de trabalho da enfermagem e a gestão da atenção básica. Indicadores de saúde para a gestão. Modelos técnico-assistenciais em saúde. Territorialização. 

Carga horária: 80h

Etapas da evolução histórica da profissão. Contextualização da profissão dentro da área da saúde a nível regional, nacional e mundial. Áreas de atuação e tendências da profissão. Código de ética da profissão.
Carga horária: 80h.

Estudo da legislação profissional da enfermagem. Regulamentação do exercício profissional da enfermagem. Código de ética do profissional enfermeiro. Órgãos estruturadores da enfermagem brasileira, suas importâncias e atribuições.
Carga horária: 80h.

Educação dos profissionais de saúde no Brasil. Políticas de educação em saúde. Educação popular em saúde. Tendências pedagógicas. Introdução a didática. Planejamento e projetos educativos. Recursos, métodos e técnicas do ensino. O enfermeiro como educador.

Carga horária: 80h

Estudo da Microbiologia: Aspectos biológicos e fisiológicos dos microrganismos (Bacteriologia, Virologia e Micologia). Relação patógeno-hospedeiro. Controle microbiano. Imunologia.

Carga horária: 60h.

O projeto de pesquisa experimental e não experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Relatório de pesquisa. Conceitos fundamentais de aplicação da pesquisa na prática de enfermagem. Fases do método estatístico. População. Amostragem. Variáveis. Análise e interpretação de dados estatísticos. Distribuição de frequência sem classes e com intervalos de classes. Apresentação gráfica e tabular de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Utilização de programas estatísticos computacionais. Aplicação das técnicas estatísticas às questões relacionadas à saúde. Planejamento, execução e apresentação de pesquisa em saúde.

Carga horária: 60h.

A disciplina dá noções básicas e práticas dos procedimentos iniciais no atendimento das emergências mais frequentes dentro da área de atuação do profissional. Constitui-se basicamente no reconhecimento das situações de emergência, acionamento do sistema público de resgate e início imediato das manobras preconizadas por protocolos internacionais de salvamento que devem ser aplicadas em todas as situações que representem ameaça à vida.

Carga horária: 60h

Introdução ao estudo da semiologia em enfermagem. Avaliação clínica e técnicas instrumentais para o exame físico. Sinais vitais. Entrevista de enfermagem. Relação profissional-paciente. Princípios básicos da semiologia. Introdução ao exame físico. Posicionamento para o exame físico, sinais vitais e registros de dados.
Carga horária: 80h.

Técnicas básicas do cuidado em enfermagem. Técnicas para realização de curativos. Técnicas para aplicação de medicação. Oxigenoterapia. Cálculo de gotejamento. Eliminações urinárias e intestinais.

Carga horária: 80h

Histórico da saúde pública no Brasil: organização dos serviços de saúde e políticas de saúde, com destaque para as ações de planejamento, educação em saúde e vigilância à saúde. Introdução à vigilância em saúde pública como proposta da conjuntura atual. Modalidades de vigilância em saúde: vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e saúde do trabalhador e vigilância ambiental. Conceito e inter-relações entre as ações de vigilância.

Carga horária: 80h