Estatística descritiva. População e amostra. Distribuição de frequência. Histograma e polígono de frequência. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Conceitos básicos de probabilidade. Distribuição normal. Correlação e regressão.

Carga horária: 80h.

Conceito de ética e sua relação com a filosofia. Valores e definições de ética. Conduta ética. Estatuto ético dos atos. Livre arbítrio. Desempenho ético profissional. Virtudes profissionais básicas e complementares. Código de ética empresarial. Leis e suas especificações. Ética nas organizações. Direitos humanos. Cidadania e democracia na sociedade contemporânea. Espaço público e privado. Práticas culturais e cidadania. Direito do consumidor. Deveres do cidadão. Ética e cidadania na empresa.

Carga horária: 80h.

Estruturar as principais competências a serem desenvolvidas, por meio do T&D, para atender as necessidades da organização. Diagnosticar, correlacionando a estratégia organizacional, necessidades de programas de treinamento e desenvolvimento e a sua aplicabilidade. Planejar e aplicar os modelos, modalidades e ferramentas de treinamento e desenvolvimento de equipes. Analisar e comparar os fundamentos e a prática de um programa de Educação Corporativa, como fator crítico de sucesso organizacional. Analisar processos e ferramentas que auxiliam na gestão de pessoas e do capital intelectual das empresas. Avaliar a eficiência e a eficácia de um programa de treinamento. Identificar fatores que determinam o sucesso e o insucesso de um programa de T&D. Exemplo de um treinamento prático, em um grupo experimental, utilizando estratégias pré–definidas.

Carga horária: 80h.

Planejamento e estratégia. Organização e estrutura. Direção e pessoas. Controle de desempenho.

Carga horária: 80h.