Alfabetização: contextualização histórica e conceitos. Concepções teórico–metodológicas da alfabetização: métodos de alfabetização. Literatura, alfabetização e letramento: a formação do leitor. O desafio de ser alfabetizador.

Carga Horária: 80h


Educação e seus fundamentos antropológicos: origens históricas e desenvolvimento. Cultura e seus componentes: conhecimentos, crenças, valores, normas e símbolos. Relativismo cultural e etnocentrismo. Conceitos de raça e etnia e suas implicações teóricas e metodológicas. Identidade, diferença, alteridade e multiculturalidade. Diversidade cultural e religiosa e suas representações no processo educacional. Educação antropológica e pesquisa etnográfica.

Carga Horária: 80h

A arte e suas manifestações culturais na sociedade. O ensino de arte na Educação Básica. A música na Educação Básica. As atividades artísticas em sala de aula. Fundamentos das artes visuais, música, dança, teatro e cinema em diferentes culturas e momentos históricos. Vivências e metodologias das linguagens artísticas e sua aplicação em sala de aula. O ensino da arte no Brasil: Referencial Curricular da Educação Infantil − RCNEI e Parâmetros Curriculares Nacionais − PCN do ensino da Arte.

Carga Horária: 80h

Princípios da avaliação da aprendizagem. Objetivos, técnicas, características e análise de resultados da avaliação. Orientações, instrumentos planejamento de avaliação da aprendizagem repetência e evasão.

Carga Horária: 80h


A disciplina discute as variedades linguísticas nos diversos gêneros orais e textuais, o uso literário–artístico da linguagem verbal e de outras linguagens artísticas, a leitura, interpretação e produção de textos no meio acadêmico e profissional e apresenta técnicas de comunicação oral para o meio acadêmico e profissional.

Carga Horária: 80h


Compreender que os seres humanos usam gestos e movimentos corporais para se comunicar e produzir a sua identidade, formando e sendo formados pela cultura em que estão inseridos. Entender as relações do corpo com a sociedade ao longo da história. Discutir o processo de comunicação e interação social por meio da expressão corporal e a sua importância na interdisciplinaridade escolar.

Carga Horária: 80h

Tendências contemporâneas sobre currículo e políticas curriculares para a educação básica com ênfase na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Diretrizes curriculares nacionais. Matrizes teóricas no campo do currículo e teorias de currículo correspondentes. Relações entre currículo, cultura, poder e formação do sujeito. Teorias do currículo tradicional, crítica e pós-crítica. Cultura, política e epistemologia no campo do currículo. Interdisciplinaridade e a multirreferencialidade.

Carga Horária: 80h

Classificação das habilidades motoras. Fases do desenvolvimento motor. Fisiologia da motricidade. Processamento de informações. Feedback, diferenças individuais e transferência de aprendizagem. Alterações fisiológicas no desenvolvimento humano.

Carga Horária: 80h

Fundamentos do ensino da língua portuguesa. Objetivos e eixos organizadores dos conteúdos. Procedimentos metodológicos e recursos didáticos. Planejamento e avaliação de ensino. Materiais didáticos.

Carga horária: 80h

A matemática das séries iniciais. A história da matemática. O uso do material concreto. Abordagem de variados métodos de cálculos para o ensino da matemática. Análise do livro didático. Estratégias de interpretação e resolução de situações–problema. Produção de material para ser utilizado na prática docente. Utilização das mídias tecnológicas.

Carga Horária: 80h

Aprendizagem contextualizada dos conteúdos no ensino de natureza e sociedade na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Currículo básico de ciências na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e a delimitação dos conteúdos do ensino de ciências. O Referencial Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil no eixo de natureza e sociedade. Interações entre ciência, meio ambiente, sociedade, tecnologia e cidadania.

Carga Horária: 80h

Didática e interdisciplinaridade. Instrumentos avaliativos. Docente para o século XXI. Didática e suas origens. Planos escolares. Didática no Brasil. Didática e metodologia na formação e prática docente. Produção e reprodução de conhecimentos. Planejamento e definição de objetivos de ensino. Didática no contexto contemporâneo. Relação professor-aluno. Os quatro pilares da educação para o século XXI. Papel social da escola. Contribuições de educadores brasileiros para o desenvolvimento da didática.

Carga horária: 80h.

O lúdico na visão de Vygotsky, Piaget, Froebel, Benjamin e Didonet. Papel do lúdico na prática educativa. Análise, vivência, seleção e produção de dinâmicas, jogos, brinquedos e brincadeiras. Contação de histórias. Construção do movimento na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvimento da motricidade. Brinquedos cantados, jogos, brincadeiras, dinâmicas e práticas recreativas. Elaboração de propostas metodológicas tendo como ferramenta o lúdico.

Carga Horária: 80h

Concepção de comunicação nas ações de educação em saúde. Princípios da comunicação interpessoal e interprofissional. Recursos e mídias para comunicação em saúde. Efetividade da comunicação nas ações de promoção de saúde e autocuidado. Conceitos básicos e as inter–relações entre a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida. Educação ambiental nos processos de construção dos valores e conhecimentos sociais. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania.

Carga Horária: 80h

Evolução histórica da Educação a Distância (EAD). Perspectivas e características da EAD. Legislação da EAD no Brasil. Teorias e Práticas. Ambientes virtuais de aprendizagem. Tutoria, avaliação e tecnologias. Perfil do aluno na interação on-line. Computadores e processamento de informações. Módulos que compõem um computador. Dispositivos de entrada e saída. Armazenamento de dados. Computadores de grande porte. Microcomputadores. Software. Editores de texto. Planilhas de cálculos.

Carga Horária: 80h

Analisa as possibilidades de atuação do pedagogo em instituições sociais, como organizações não governamentais, hospitais, empresas, meios de comunicação em massa, entre outros. Estudo e análise crítica dos princípios e práticas pedagógicas realizadas em espaços não escolares. Conceituar materiais didáticos. Metodologia para análise de paradidáticos. Metodologia para análise de livros didáticos. Materiais didáticos digitais. Contribuições do pedagogo na produção editorial.

Carga horária: 80h.

psicopedagógicos da Educação Especial e inclusiva. Atendimento educacional às pessoas com necessidades educacionais especiais. Conceito de acessibilidade e tecnologia assistiva. Diversidade e a promoção de educação inclusiva. Escola e família.

Carga horária: 80h.

Reconhecer definições básicas da Estatística, como o conceito de população (todos os elementos de nosso interesse) e amostra (subconjunto da população), suas respectivas vantagens e desvantagens. Entender a evolução do nível de exigência de conceitos estatísticos cobrados por alunos e professores no Ensino Fundamental, nas provas nacionais do Saeb e do ENEM. Entender que a evolução da Estatística também contribuiu com o desenvolvimento da sociedade.

Carga horária: 80h.

O significado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as reformas educacionais. A Constituição Federal de 1988. A LDB 9.394/96 e a Educação na atualidade. A organização e o funcionamento do ensino, seus aspectos gerais e normativos. A política educacional brasileira dos anos 1960 aos dias atuais. As políticas de avaliação educacional.

Carga horária: 80h.

Ética e responsabilidade socioambiental: conceitos, valores e reflexões; Responsabilidade socioambiental: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia e globalização; Desafios éticos da atualidade; Ética e responsabilidade socioambiental nas relações humanas.

Carga horária: 80h.

Origem da filosofia. Conhecimento na vertente empirista. Filosofia organizacional. Conhecimento na vertente racionalista. Linguagem e senso comum. Vida, aprendizado e saber filosófico. Filosofia grega. Ciência e tecnologia no mundo do saber. Abordagens do real. Filosofia do senso comum. Crise dos paradigmas e a educação: aspectos filosóficos e científicos. Conhecimento e dialética. Teorias do conhecimento filosófico. As grandes revoluções na ciência. Filosofia e engajamento.

Carga horária: 80h.

Origens e pressupostos da Educação. Teorias pedagógicas; planejamento. Projeto político– pedagógico. Planejamento da ação pedagógica. Currículo. Avaliação. Histórico da Pedagogia no Brasil. Estudo da Pedagogia. Conhecimento e identidade da Pedagogia. Identidade e formação do pedagogo.

Carga Horária: 80h

Origens e pressupostos da educação. Teorias Pedagógicas; Planejamento. Projeto Político-pedagógico. Planejamento da ação Pedagógica. Currículo. Avaliação. Histórico da Pedagogia no Brasil. Estudo da Pedagogia. Conhecimento e Identidade da Pedagogia. Identidade e formação do Pedagogo.

Aspectos históricos e tendências contemporâneas da Psicopedagogia. Objetivos e âmbito de atuação. Formação e trabalho do psicopedagogo. Ética do trabalho psicopedagógico. Contato com diferentes áreas do conhecimento. Conceito de educação. Paradigma da inclusão. Diferença, deficiência, estigma, preconceito, identidade, alteridade, diálogo e ética educacional. Fundamentos históricos, filosóficos e psicopedagógicos da Educação Especial e inclusiva. Escola e família.

Carga Horária: 80h

A Educação de Jovens e Adultos – história e contexto atual. Elementos para reflexão. O papel do professor e a prática docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas organizações.

Carga Horária: 80h.

Gestão escolar: concepções históricas. O papel do gestor escolar e do pedagogo. Sistema organizacional: teoria e prática. Gestão escolar: exercício profissional e a construção coletiva do ambiente de trabalho. Diferentes tipos de gestão. Organização dos sistemas de ensino e da política educacional de educação básica no Brasil.

Carga horária: 80h

A educação através da história da humanidade: da educação primitiva à educação contemporânea e o cenário educacional brasileiro – dos jesuítas aos dias atuais. Os grandes pensadores educacionais. As teorias pedagógicas e a organização do ensino no mundo contemporâneo. A Pedagogia no século XXI.

Carga horária: 80h

A educação através da história da humanidade: da educação primitiva à educação contemporânea e o cenário educacional brasileiro - dos jesuítas aos dias atuais. Os grandes pensadores educacionais. As teorias pedagógicas e a organização do ensino no mundo contemporâneo. A pedagogia no século XXI.

Fundamentos da literatura infanto–juvenil. O significado social da literatura infanto–juvenil. O imaginário e o real. Estilos literários. Literatura na escola. Formação do leitor.

Carga horária: 80h

Breve histórico: a cartografia do conhecimento. O seminário. Possibilidades metodológicas para a realização de pesquisas científicas. Métodos, técnicas e instrumentos de coleta e análise. Princípios básicos para a elaboração da produção científica. A internet como fonte de pesquisa. Normas da ABNT. Processo e estruturação da pesquisa.

Carga Horária: 80h


Histórico do ensino de Geografia, implicações dos diferentes enfoques teórico–metodológicos de Geografia no processo educativo. Análise dos conceitos e métodos da disciplina de Geografia, suas inter–relações com o processo ensino–aprendizagem e com a prática cotidiana. A Geografia na concepção sócio–histórica: fundamentação teórica, relação entre conteúdo e método.

Carga Horária: 80h

Componente curricular de história na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Eixos estruturantes da disciplina: tempo e temporalidades, identidades, cultura e cidadania. Recursos didáticos e metodológicos. Fundamentos teórico–metodológicos para o ensino de história.

Carga Horária: 80h

A história da Educação Infantil. Construção de propostas pedagógicas na Educação Infantil. Formação de professores na Educação Infantil. Organização dos espaços. O brincar. Avaliação na Educação Infantil. Inclusão na Educação Infantil. Legislação da Educação Infantil.

Carga Horária: 80h

Histórico da coordenação e da supervisão pedagógicas. Formação e atuação do supervisor e do coordenador. Prática docente em organizações escolares e não escolares. Planejamento didático, execução e avaliação. Formação do docente e do coordenador. Atribuições do coordenador pedagógico, do supervisor pedagógico e do orientador educacional. Projeto Político-pedagógico. Currículo na Educação Básica. Processo avaliativo. Integração escola-família-comunidade. Administração de conflitos.

Carga Horária: 80h

Fundamentos da pesquisa. Fundamentos da prática pedagógica (planejamento, didática, avaliação, projetos pedagógicos). Metodologias ativas de ensino–aprendizagem. Pesquisa sobre prática pedagógica. Construção de projeto de pesquisa e prática.

Carga Horária: 80h

Políticas de planejamento e gestão institucional e na educação. Planejamento pedagógico. Articulação PPI–PDI–PE–PPC. Projeto pedagógico escolar, institucional e de cursos de graduação. Planejamento curricular. Contexto histórico-social e desenvolvimento do currículo. Constituição do campo curricular no Brasil. Políticas Curriculares: referenciais, parâmetros, diretrizes curriculares. Processo de construção do currículo e sua implementação nas instituições. Avaliação do projeto pedagógico.

Carga Horária: 80h 

Psicologia e Educação: Conceitos Básicos. Teorias da Aprendizagem e a natureza essencial do processo de aprendizado.

Carga Horária: 80h

Educação na cidade e no campo. Educação dos povos indígenas e de remanescentes de quilombos. História e cultura afro-brasileira. Educação dos meninos e meninas de rua. Atividades educativas em instituições não escolares e populares. Temas contemporâneos da educação em perspectiva sociológica: gênero, sexualidade, classe, justiça social e violência, religiosidade, subjetividade e diversidade, nacionalidade e cidadania. Diversidade cultural e questões étnico-raciais no mercado de trabalho. Cultura, diversidade cultural, alteridade e etnocentrismo.

Carga horária: 80h

O contexto histórico do surgimento da Sociologia. O pensamento sociológico clássico. A Sociologia e as disciplinas afins. Conceitos e processos básicos. Sociologia e Educação: Educação como processo social, controle social e transformação social. As instituições sociais e educação. O estudo sociológico da escola e do currículo. Os dilemas da educação pública na sociedade brasileira. Educação: emancipação e democratização. O pensamento sociológico no Brasil contemporâneo.

Carga horária: 80h

Conceito, objeto e métodos da psicologia do desenvolvimento. Infância e adolescência: aspectos biológicos, afetivos, sociais e cognitivos. As diferentes abordagens teóricas da Psicologia e suas implicações para a prática educativa. A relação entre sociedade, sistema de ensino e educação a partir dos aportes da Psicologia.

Carga Horária: 80h