Conceitos fundamentais. Documentos para licenciamento ambiental. Evolução das metodologias de avaliação de impactos ambientais metodologias para identificação. Descrição, qualificação e quantificação de impactos ambientais. Aplicação das técnicas de avaliação de impactos ambientais em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Carga Horária: 80h

Termos técnicos referentes à poluição do ar, da água e do solo. Aspectos e impactos ambientais. As fontes e causas de poluição. Consequências dos diferentes tipos de poluição sobre os fatores bióticos e abióticos do ambiente. Medidas para evitar, mitigar e/ou controlar os problemas ambientais oriundos da poluição. 

Carga horária: 80h

Objetivos e importância das unidades de conservação. Conceituação, definições das categorias de unidades de conservação. Histórico da conservação das áreas naturais no mundo e no Brasil. Sistema de unidades de conservação no Brasil. Planejamento e gestão das unidades de conservação. Planos de manejo em unidades de conservação. Administração de unidades de conservação. Programas de proteção e interpretação ambiental nas unidades de conservação.

Carga horária: 80h

Conceitos de educação ambiental, recursos naturais e ecologia. Histórico e tendências da utilização de recursos naturais para fins comerciais e empresariais. Órgãos de controle e fiscalização ambiental governamentais e não governamentais e legislação pertinente.

Carga horária: 80h

Etapas da evolução histórica da profissão, contextualização da profissão dentro da área de atuação a nível regional, nacional e mundial. Áreas de atuação e tendências da profissão, salários, campos de atuação e outros. Ética profissional, bases legais. Visita técnica. Aula(s) de laboratório (ou informática) demonstrativa(s) que seja(m) representativa(s) da profissão.
Carga horária: 80h.

Licenciamento ambiental como instrumento da política ambiental. Licença e autorização. Competência para licenciar. Atividades a serem licenciadas. As etapas do licenciamento ambiental.

Carga horária: 80h

Informações gerais sobre os fatores que contribuem para o desgaste do solo. Erosão do solo. Formação do solo. Manejo e uso da terra. O uso e o manejo voltados à conservação do solo. Práticas conservacionistas do solo e água. Planejamento conservacionista. Pesquisa da conservação do solo.

Carga horária: 80h

Introdução à topografia. Definições e limites. Instrumental para o trabalho topográfico. Plantas topográficas, suas características e escalas. Medições topográficas: distâncias e orientações. Medições de ângulo, desníveis e declividade com estação topográfica. Levantamentos planialtimétricos por irradiação. Representação do relevo. Representação numérica do terreno. Curvas de nível. Perfis topográficos. Linhas de declividade constante, máxima e mínima. Terraplanagem. Conceitos sobre geoprocessamento. Mapas e projeções cartográficas. Sistemas de informações geográficos. Elementos de sensoriamento remoto. Princípios dos GPS. Bases da fotogrametria. Exemplos de aplicações ao urbanismo.

Carga horária: 80h