A construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do raciocínio lógico: aspectos epistemológicos, históricos e tendências atuais de ensino. Objetivos do ensino da matemática na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os conteúdos curriculares da matemática na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: ênfase na discussão de conceitos básicos e na abordagem metodológica concernentes a números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma. Estudo e análise das relações: matemática e raciocínio, matemática e comunicação, matemática e suas conexões com o cotidiano e outras áreas do conhecimento.

Carga Horária: 80h

Estudo dos fundamentos da psicomotricidade, bem como a evolução da psicomotricidade. Estudo das principais vertentes da Psicomotricidade, e a que mais tem aplicabilidade no contexto escolar. Estudo da evolução do desenvolvimento psicomotor na faixa etária de 0 a 8 anos. Estudo da aplicabilidade prática da psicomotricidade na escola na faixa etária de 0 a 8 anos visando desenvolver o indivíduo integralmente assim como sanar problemas por meio do trabalho psicomotor.