Fundamentos históricos e filosóficos da construção dos Direitos Humanos. O debate acerca dos direitos humanos no Brasil e no mundo. Práticas dos direitos humanos e o projeto ético-político profissional.

Carga horária: 60h



A disciplina discute aspectos histórico-conceituais sobre movimentos sociais, tendo por base os estudos clássicos e as proposições contemporâneas. Além disso, analisa o papel que os movimentos sociais exercem para a proposição e controle de políticas públicas.

Carga horária: 80h


Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa; instrumentos e técnicas de pesquisa. Coleta, apresentação, análise e interpretação dos dados. Elaboração de Relatórios de pesquisa.

Carga horária: 60h.

Diferentes concepções de planejamento. Por que, para que e para quem planejar. O Serviço Social brasileiro perante o Planejamento Social. Planejamento enquanto processo lógico, político e administrativo. Planejamento Social nas políticas públicas e privadas. O Planejamento tradicional, Planejamento situacional e Planejamento estratégico participativo. Fases metodológicas do Planejamento. Concepções de plano, programa e projeto. Como elaborar o diagnóstico social. Etapas da elaboração de plano, programa e projeto na área social com atividades práticas.

Carga horária: 60h.

Breve contextualização do surgimento da profissão. Gênese e síntese histórica do Serviço Social na Europa, nos Estados Unidos, na América Latina e particularmente, no Brasil. Referenciais orientadores do pensamento (aspectos teórico-metodológicos) e da ação (aspectos interventivos) do Serviço Social brasileiro: Doutrina Social da Igreja; Ideário franco-belga da ação social; Pensamento de São Tomás de Aquino (tomismo e neotomismo). Relações entre Igreja e Estado e a formação das primeiras escolas de serviço social. O processo de institucionalização do Serviço Social e a constituição do mercado profissional a partir do final do século XIX e início do século XX. O trabalho profissional no processo de produção e reprodução social em relação às manifestações da questão social no contexto do Estado Novo e no processo de industrialização.

Carga horária: 60h.