Princípios da avaliação da aprendizagem. Objetivos, técnicas, características e análise de resultados da avaliação. Orientações, instrumentos planejamento de avaliação da aprendizagem repetência e evasão.

Carga Horária: 80h


Reconhecer definições básicas da Estatística, como o conceito de população (todos os elementos de nosso interesse) e amostra (subconjunto da população), suas respectivas vantagens e desvantagens. Entender a evolução do nível de exigência de conceitos estatísticos cobrados por alunos e professores no Ensino Fundamental, nas provas nacionais do Saeb e do ENEM. Entender que a evolução da Estatística também contribuiu com o desenvolvimento da sociedade.
Carga horária: 80h.

O significado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as reformas educacionais. A Constituição Federal de 1988. A LDB 9.394/96 e a Educação na atualidade. A organização e o funcionamento do ensino, seus aspectos gerais e normativos. A política educacional brasileira dos anos 1960 aos dias atuais. As políticas de avaliação educacional.
Carga horária: 80h.

Gestão escolar: concepções históricas. O papel do gestor escolar e do pedagogo. Sistema organizacional: teoria e prática. Gestão escolar: exercício profissional e a construção coletiva do ambiente de trabalho. Diferentes tipos de gestão. Organização dos sistemas de ensino e da política educacional de educação básica no Brasil.

Carga horária: 80h

Políticas de planejamento e gestão institucional e na educação. Planejamento pedagógico. Articulação PPI–PDI–PE–PPC. Projeto pedagógico escolar, institucional e de cursos de graduação. Planejamento curricular. Contexto histórico-social e desenvolvimento do currículo. Constituição do campo curricular no Brasil. Políticas Curriculares: referenciais, parâmetros, diretrizes curriculares. Processo de construção do currículo e sua implementação nas instituições. Avaliação do projeto pedagógico.

Carga Horária: 80h