Aprendizagem contextualizada dos conteúdos no ensino de natureza e sociedade na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Currículo básico de ciências na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e a delimitação dos conteúdos do ensino de ciências. O Referencial Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil no eixo de natureza e sociedade. Interações entre ciência, meio ambiente, sociedade, tecnologia e cidadania.

psicopedagógicos da Educação Especial e inclusiva. Atendimento educacional às pessoas com necessidades educacionais especiais. Conceito de acessibilidade e tecnologia assistiva. Diversidade e a promoção de educação inclusiva. Escola e família.
Carga horária: 80h.

Ética e responsabilidade socioambiental: conceitos, valores e reflexões; Responsabilidade socioambiental: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia e globalização; Desafios éticos da atualidade; Ética e responsabilidade socioambiental nas relações humanas.
Carga horária: 80h.

Breve histórico: a cartografia do conhecimento. O seminário. Possibilidades metodológicas para a realização de pesquisas científicas. Métodos, técnicas e instrumentos de coleta e análise. Princípios básicos para a elaboração da produção científica. A internet como fonte de pesquisa. Normas da ABNT. Processo e estruturação da pesquisa.

Carga Horária: 80h


Conceito, objeto e métodos da psicologia do desenvolvimento. Infância e adolescência: aspectos biológicos, afetivos, sociais e cognitivos. As diferentes abordagens teóricas da Psicologia e suas implicações para a prática educativa. A relação entre sociedade, sistema de ensino e educação a partir dos aportes da Psicologia.