A disciplina discute as variedades linguísticas nos diversos gêneros orais e textuais, o uso literário–artístico da linguagem verbal e de outras linguagens artísticas, a leitura, interpretação e produção de textos no meio acadêmico e profissional e apresenta técnicas de comunicação oral para o meio acadêmico e profissional.

Carga Horária: 80h


Fundamentos do ensino da língua portuguesa. Objetivos e eixos organizadores dos conteúdos. Procedimentos metodológicos e recursos didáticos. Planejamento e avaliação de ensino. Materiais didáticos.

A matemática das séries iniciais. A história da matemática. O uso do material concreto. Abordagem de variados métodos de cálculos para o ensino da matemática. Análise do livro didático. Estratégias de interpretação e resolução de situações–problema. Produção de material para ser utilizado na prática docente. Utilização das mídias tecnológicas.

O lúdico na visão de Vygotsky, Piaget, Froebel, Benjamin e Didonet. Papel do lúdico na prática educativa. Análise, vivência, seleção e produção de dinâmicas, jogos, brinquedos e brincadeiras. Contação de histórias. Construção do movimento na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvimento da motricidade. Brinquedos cantados, jogos, brincadeiras, dinâmicas e práticas recreativas. Elaboração de propostas metodológicas tendo como ferramenta o lúdico.

Carga Horária: 80h

Concepção de comunicação nas ações de educação em saúde. Princípios da comunicação interpessoal e interprofissional. Recursos e mídias para comunicação em saúde. Efetividade da comunicação nas ações de promoção de saúde e autocuidado. Conceitos básicos e as inter–relações entre a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida. Educação ambiental nos processos de construção dos valores e conhecimentos sociais. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania.

Carga Horária: 80h