Educação e seus fundamentos antropológicos: origens históricas e desenvolvimento. Cultura e seus componentes: conhecimentos, crenças, valores, normas e símbolos. Relativismo cultural e etnocentrismo. Conceitos de raça e etnia e suas implicações teóricas e metodológicas. Identidade, diferença, alteridade e multiculturalidade. Diversidade cultural e religiosa e suas representações no processo educacional. Educação antropológica e pesquisa etnográfica.
A arte e suas manifestações culturais na sociedade. O ensino de arte na Educação Básica. A música na Educação Básica. As atividades artísticas em sala de aula. Fundamentos das artes visuais, música, dança, teatro e cinema em diferentes culturas e momentos históricos. Vivências e metodologias das linguagens artísticas e sua aplicação em sala de aula. O ensino da arte no Brasil: Referencial Curricular da Educação Infantil − RCNEI e Parâmetros Curriculares Nacionais − PCN do ensino da Arte.
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O processo de comunicação. Ortografia e o atual acordo ortográfico. Estudo dos verbos, gêneros textuais, coerência e coesão, concordância verbal e nominal, regência verbal, uso adequado dos pronomes, pontuação, a estrutura do parágrafo, o texto acadêmico. Frase, período e oração, leitura e compreensão textual, crase.
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Compreender que os seres humanos usam gestos e movimentos corporais para se comunicar e produzir a sua identidade, formando e sendo formados pela cultura em que estão inseridos. Entender as relações do corpo com a sociedade ao longo da história. Discutir o processo de comunicação e interação social por meio da expressão corporal e a sua importância na interdisciplinaridade escolar.
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