Educação e seus fundamentos antropológicos: origens históricas e desenvolvimento. Cultura e seus componentes: conhecimentos, crenças, valores, normas e símbolos. Relativismo cultural e etnocentrismo. Conceitos de raça e etnia e suas implicações teóricas e metodológicas. Identidade, diferença, alteridade e multiculturalidade. Diversidade cultural e religiosa e suas representações no processo educacional. Educação antropológica e pesquisa etnográfica.

A arte e suas manifestações culturais na sociedade. O ensino de arte na Educação Básica. A música na Educação Básica. As atividades artísticas em sala de aula. Fundamentos das artes visuais, música, dança, teatro e cinema em diferentes culturas e momentos históricos. Vivências e metodologias das linguagens artísticas e sua aplicação em sala de aula. O ensino da arte no Brasil: Referencial Curricular da Educação Infantil − RCNEI e Parâmetros Curriculares Nacionais − PCN do ensino da Arte.

Carga Horária: 80h

Compreender que os seres humanos usam gestos e movimentos corporais para se comunicar e produzir a sua identidade, formando e sendo formados pela cultura em que estão inseridos. Entender as relações do corpo com a sociedade ao longo da história. Discutir o processo de comunicação e interação social por meio da expressão corporal e a sua importância na interdisciplinaridade escolar.

Carga Horária: 80h

Tendências contemporâneas sobre currículo e políticas curriculares para a educação básica com ênfase na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Diretrizes curriculares nacionais. Matrizes teóricas no campo do currículo e teorias de currículo correspondentes. Relações entre currículo, cultura, poder e formação do sujeito. Teorias do currículo tradicional, crítica e pós-crítica. Cultura, política e epistemologia no campo do currículo. Interdisciplinaridade e a multirreferencialidade.

Carga Horária: 80h