Alfabetização: contextualização histórica e conceitos. Concepções teórico–metodológicas da alfabetização: métodos de alfabetização. Literatura, alfabetização e letramento: a formação do leitor. O desafio de ser alfabetizador.

Carga Horária: 80h


Classificação das habilidades motoras. Fases do desenvolvimento motor. Fisiologia da motricidade. Processamento de informações. Feedback, diferenças individuais e transferência de aprendizagem. Alterações fisiológicas no desenvolvimento humano.

Carga Horária: 80h

Didática e interdisciplinaridade. Instrumentos avaliativos. Docente para o século XXI. Didática e suas origens. Planos escolares. Didática no Brasil. Didática e metodologia na formação e prática docente. Produção e reprodução de conhecimentos. Planejamento e definição de objetivos de ensino. Didática no contexto contemporâneo. Relação professor-aluno. Os quatro pilares da educação para o século XXI. Papel social da escola. Contribuições de educadores brasileiros para o desenvolvimento da didática.
Carga horária: 80h.

A disciplina aborda conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais. Introduz noções linguísticas de Libras: parâmetros, classificadores e intensificadores no discurso. Discute aspectos sobre a educação de surdos e desenvolve noções básicas da língua de sinais brasileira. Abrange a legislação vigente acerca da introdução da Libras como disciplina curricular em cursos universitários. A disciplina desenvolve a língua dos sinais propiciando ao aluno ampliação do seu repertório a partir da fundamentação teórica e prática. Aborda, ainda, a estrutura gramatical da língua de sinais de forma prática e os aspectos culturais do cotidiano das pessoas surdas.

Carga horária: 80h

Fundamentos da literatura infanto–juvenil. O significado social da literatura infanto–juvenil. O imaginário e o real. Estilos literários. Literatura na escola. Formação do leitor.