Concepção de cadeia de suprimentos e logística global. Cadeia logística interna. Participantes na cadeia logística: Produtores. Distribuidores. Varejistas. Clientes. Integração na cadeia logística: cadeias fragmentadas e benefícios da integração. Operações da cadeia logística: planejamento, aprovação, fábrica, entrega e processos. Decisões estratégicas: auditoria em logística e Supply Chain. Atividades logísticas: instituição pública e privada.

Carga Horária: 80h

Gestão ambiental empresarial: modelos, estratégias, instrumentos, indicadores de desempenho e qualidade. Experiências de gestão ambiental nacional e internacional. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Mudança no ambiente de negócios: responsabilidade social corporativa. Legislação ambiental. Instrumentos de políticas públicas para o meio ambiente. Educação ambiental. Relações entre a sustentabilidade e a educação. Desenvolvimento sustentável. O discurso da sustentabilidade. Estratégias multidimensionais de desenvolvimento: a superação dos reducionismos dos modelos anteriores: teorias e métodos multidisciplinares de análise. Ciências naturais e sociais na abordagem da relação sociedade–ambiente. Economia e ecologia. Gestão sistêmica.

Carga Horária: 80h

Indicadores de desempenho do serviço logístico. Mensuração logística para apontamento de resultados. Base para redução de custos e melhoria dos serviços. Parâmetros de classe mundial em logística. Sistema ideal de desempenho. Estrutura de relatórios de indicadores. Parâmetros para avaliação do departamento de compras. Parâmetros para avaliação de fornecedores. Eficiência das compras com uma política de estocagem e administração de materiais. Medição e desempenho dos compradores. Índices de desempenho das atividades logísticas. Avaliação de desempenho em Logística. Definição, indicadores de desempenho e controle do nível de serviço. Balanced Scorecard (BSC) e os indicadores de desempenho na logística.

Carga horária: 80h

Discute as definições de logística empresarial e sua importância em um ambiente globalizado, abordando o enfoque sistêmico de indicadores e níveis de serviços logísticos. Enfoca as funções logísticas, localização de instalações e logística reversa. Abrange a cadeia de suprimentos, desde as fontes produtoras até o consumidor final. Conceito de Logística. Centros de desenvolvimento de processos logísticos no Brasil e no exterior. Impactos da Logística na economia e nos negócios. Supply Chain Management. Políticas da área de Logística, objetivos e desafios do planejamento estratégico. Estrutura orçamentária da área de Logística. Interface entre Logística e processos de gestão de materiais. Interface entre Logística e gestão de espaços físicos, instalações e equipamentos. Expedição de produtos acabados, técnicas para formação de carga, roteiro e acondicionamento. Transbordo – movimentação entre veículos. Cross–Docking – suporte à entrega Milk–run – busca direta de produtos no fornecedor. Legislação de proteção ao meio ambiente em operações logísticas. Controle e avaliação de resultados das atividades referentes aos procedimentos do ciclo de logística Tendências em Logística.

Carga Horária: 80h

Higiene e segurança do trabalho. Segurança e medicina do trabalho no contexto da administração de recursos humanos. Acidentes e doenças profissionais. Estratégias de prevenção e controle de acidentes e doenças profissionais. CIPA, SESMT, NRs, PCMSO, PPRA. Atividades e operações insalubres e perigosas. Perícia trabalhista.

Princípios e benefícios de um sistema de informação no processo de controle de dados e tomada de decisão. Compreender o conceito de cenários e análise de ambiente. Tendências de cenários socioambientais. Identifique os componentes da tecnologia da Informação (TI) e sua aplicabilidade. Compreender como tecnologias de comunicação e informações aplicadas a sistemas e automação de informações técnicas. Tecnologias que compõem um sistema de informação e comunicação para oferecer o melhor desempenho logístico. Comparar e diferenciar os diferentes aplicativos informatizados ERP, EIS, SAD, BI. Compreender os fundamentos de EDI, CRM, PRM, WMS, SCM, GPS, RDFI e outras tecnologias de comunicação e informações aplicadas à logística. Aplique os conceitos e as tecnologias do sistema de informações sobre gerenciamento de operações logísticas. Monitore e crie uma cadeia de suprimentos usando diversas tecnologias de comunicação e informações disponíveis. Compreender os processos de “e–business” e “e–commerce”, sua importância e relacionamento com a logística. Compreender os conceitos de utilização da internet, extranet e intranet sem fluxo de informações logísticas.