Risco e retorno. Investimentos em renda fixa. Decisões de investimentos. Critérios de avaliação de investimentos. Avaliação de empresas.

Carga horária: 80h


Aborda a evolução da administração da produção. A localização e layout de planta e decisões de nível operacional, tais como: planejamento de produção, arranjo físico e fluxo de produtos. Analisa o processo decisório no âmbito do planejamento e programação da produção e conceitua modelagem e aplicação de técnicas de pesquisa operacional (PERT e COM) para auxiliar o planejamento e programação agregado, programação e sequenciamento da produção e gerenciamento de projetos. Conceitos básicos da gestão da qualidade. Ferramentas de qualidade. Seis Sigma e Kanban. Controle estatístico que aumente a aceitação dos produtos e serviços nos mercados e o desempenho empresarial. Conceitos e ferramentas de gestão da qualidade. Relação entre equipes, processos de trabalho e gestão da qualidade. Ciclo PDCA – planejar, desenvolver, checar e agir amente. Aplicação da MASP – metodologia de análise e solução de problemas. 

Carga Horária: 80h

Gestão de projetos. Fases principais na gestão de projetos. Áreas de conhecimento de projetos. Estrutura organizacional e analítica de projetos. Riscos no gerenciamento de projetos. Comunicação e qualidade nos projetos.

Carga horária: 80h


Sistemas de informação na era digital. E–business: como as empresas usam os sistemas de informação. Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação. Infraestrutura de TI: hardware e software. Fundamentos da inteligência de negócios: gerenciamento da informação e de bancos de dados. Segurança em sistemas de informação. Principais aplicações de sistemas para a era digital: aplicativos integrados. Comércio eletrônico. Tomada de decisão e a gestão do conhecimento. Questões éticas e sociais em sistemas de informação.

Conceitos básicos de logística. Serviço ao cliente: a importância da integração dos 4Ps com o mix logístico. Fundamentos e decisões sobre transporte. Aliança estratégica e terceirização logística. Canais de distribuição. Sistemas Inteligentes de Transporte. Integração da cadeia de suprimentos global.