Inteligência de mercado. Introdução à pesquisa de Marketing - definição e conceito fundamental. Natureza, objetivos, métodos e aplicação da pesquisa mercadológica. Definição do problema de pesquisa de Marketing e desenvolvimento de abordagem. Esquemas de pesquisa em mercados. Esquema exploratório: dados secundários. Esquema exploratório: pesquisa qualitativa. Esquema descritivo - pesquisas descritivas: survey e observação. Levantamento e observação. Esquema causal: experimentação. Mensuração e escalonamento. Projeto de questionário e formulário. Preparação de dados. Preparação e apresentação de relatório.

Carga Horária: 80h

Definição de preços e custos. Estratégia competitiva na determinação do preço e sua integração com os objetivos organizacionais. Análise da determinação em conta, concorrência e clientes. Políticas e administração dos preços.

Carga Horária: 80h

Introdução à gestão de processos; visão estratégica; cadeia de valor; modelagem dos processos de negócio; ferramentas de modelagem de processos; metodologia de modelagem de processos; implantação do gerenciamento de processos; avaliação de desempenho dos processos; profissionais da área; padrões para gestão de processo.

Carga horária: 80h

 

O papel das finanças no ambiente corporativo. Indicadores financeiros. Gestão do capital de giro. Gestão de duplicatas a receber e estoques. Alavancagem.

Carga horária: 80h


1. Funcionamento do Sistema Tributário Nacional e as principais características dos tributos que o compõe, com foco no ambiente empresarial; 2. Tributos do Sistema Tributário Nacional que incidem sobre o faturamento da empresa. Características como incidência, fato gerador, responsabilidade tributária, crédito tributário, lançamento e recolhimento e reconhecendo a receita líquida gerada na transação de venda; 3. Tributos do Sistema Tributário Nacional que incidem sobre os lucros da empresa. Características como incidência, fato gerador, responsabilidade tributária, crédito tributário, lançamento e recolhimento e reconhecendo o lucro líquido da operação no período; 4. Regimes tributários brasileiros que a operação da empresa está sujeita; 5. Tributos do Sistema Tributário Nacional que incidem sobre as transações comerciais e financeiras que a empresa realiza. Características e a melhor forma de realização da transação comercial para a empresa; 6. Impactos da carga tributária sobre o preço de venda de bens e serviços para a empresa. 7. Planejamento tributário e como diferenciar elisão e evasão fiscal. 8. Responsabilidade da empresa e dos sócios pelos débitos fiscais. Fundamentos do mercado financeiro. Legislação em vigor. Conceito de Mercado Monetário. Banco Central do Brasil Bancos Múltiplos, Caixas Econômicas e Bancos de Investimentos. Conceito de Mercado de Crédito. Conceito de Mercado de Capitais Bolsas de Valores e ações Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários. Conceito de Mercado de Câmbio Estrutura de Mercados Futuros Derivativos. Bolsa de Mercadorias e Futuros Commodities Operações de Hedge e Swap Fundo de Investimentos Renda Fixa, Variável, Cambial Custody, Clearing and Treasury. 

Carga Horária: 80h