Fundamentos da função financeira. Funções do administrador financeiro. Noções do papel da controladoria. Impacto da macroeconomia e do mercado financeiro na empresa. Funções básicas da tesouraria. Conciliação bancária. Plano de contas, indicadores de giro e controle do giro operacional. Controle de contas a pagar. Controle de contas a receber. Equilíbrio de saldo de caixa. Demonstração de resultados e as atividades empresariais. Indicadores financeiros. Ciclo operacional, econômico e financeiro. Investimentos de curto prazo e os impactos na tesouraria. Investimento de longo prazo e os impactos na tesouraria. Fluxo de caixa e disponibilidades. Captação de recursos para financiamento de atividades. Estratégias financeiras de curto e longo prazo.

Carga horária: 80h

Enfoque gerencial da contabilidade gerencial; análise da relação custo-volume-lucro; análise de custo para formação de preço; tomada de decisão; análise da rentabilidade e da lucratividade.

Carga Horária: 80h

Introdução e conceitos básicos de Marketing. Funções, orientações e dimensões do Marketing. O processo do Marketing. Mix de Marketing: 4 P’s.

Carga Horária: 80h


Comportamento individual; Aspectos que envolvem o exercício da Liderança; Questões contemporâneas sobre Liderança; Formação de líderes.

Carga Horária: 80h

Breve histórico: a cartografia do conhecimento. O seminário. Possibilidades metodológicas para a realização de pesquisas científicas. Métodos, técnicas e instrumentos de coleta e análise. Princípios básicos para a elaboração da produção científica. A internet como fonte de pesquisa. Normas da ABNT. Processo e estruturação da pesquisa.

Carga Horária: 80h