Nomenclatura anatômica. Conceito e divisão. Planos e eixos do corpo humano. Sistema nervoso central e periférico, ósseo e articular, muscular, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor e seus componentes.

Carga horária: 60h.


Inquéritos dietéticos: aplicabilidade, vantagens e desvantagens. Estudo dos equipamentos e métodos de medidas antropométricas. Antropometria da criança, adolescente e gestante. Curvas de crescimento. Curvas de acompanhamento gestacional. Avaliação e diagnóstico nutricional da criança, adolescente e gestante. Classificação do estado nutricional pelos dados antropométricos em adultos e idosos. Avaliação e diagnóstico nutricional do adulto e idoso. Exame físico. Avaliação subjetiva global. Índices prognósticos.

Carga horária: 60h

Química e metabolismo de aminoácidos, carboidratos, proteínas, lipídios, nucleotídeos e porfirinas. Vitaminas. Enzimas e biocatálise. Hormônios nitrogenados e não nitrogenados. Vias metabólicas e de transferência energética. Oxidações biológicas. Fosforilação oxidativa. Metabolismo da água e dos eletrólitos. Análise química qualitativa e quantitativa de substâncias orgânicas. Materiais e métodos de análise. Determinação das principais análises bioquímicas realizadas em Laboratórios de Análises Clínicas, em sangue, urina e outros fluidos biológicos. Correlacionamento dos resultados bioquímicos com a fisiopatologia. Bioquímica do Líquor. Controle de Qualidade em Bioquímica Clínica.

Carga horária: 60h.

Organização e morfologia geral das células e vírus. Fisiologia celular: Composição química da célula. Membranas biológicas. Citoesqueleto e movimentos celulares. Organelas celulares. Diferenciação celular. Noções de microscopia. Princípios gerais da Histologia Humana. Morfofisiologia dos tecidos básicos do organismo: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Estudos dos tipos especiais de tecido conjuntivo (frouxo, denso, adiposo, cartilaginoso, ósseo e sangue). Estudo descritivo da microscopia dos tecidos. Conceito e importância. Órgãos de reprodução. Gametogênese. Fecundação. Fases do desenvolvimento embrionário. Anexos embrionários.

Carga Horária: 60h

Fundamentos da segurança de alimentos. Principais elementos da cadeia produtiva de produtos de origem animal e vegetal. Conceito integrado de segurança na cadeia produtiva. Conceito de boas práticas agrícolas (BPA). Posição de produtos brasileiros no mercado interno e internacional. Parâmetros críticos a considerar na cadeia produtiva. Princípios e ferramentas de controle e manutenção. Boas práticas de fabricação (BPF/GMP). Procedimentos padrão de higiene operacional (PPHO/SSOPs). Pré-requisitos e procedimentos aplicados à auditoria de processos produtivos. O sistema APPCC/HACCP. Análise e discussão dos procedimentos do sistema APPCC/HACCP. Qualidade, introdução, histórico, conceitos e gerenciamento. Conceitos em inspeção por amostragem. Estudo dos principais mecanismos e ferramentas para o estabelecimento de programas de garantia da qualidade, com ênfase na segurança. Educação e aprendizagem. Liderança e contexto organizacional. Comportamento motivacional. Evolução das condições de trabalho. Funcionamento dos grupos. Liderança, motivação, percepção.
Carga horária: 80h.

Importância, definição e caracterização de novos produtos. Introdução ao mercado e o caminho do desenvolvimento do novo produto. Caracterização do mercado. Condições a serem atendidas pelo novo produto. Estratégia de marketing: de produto, de preço, logística e de canal, de propaganda e promoção de gerenciamento de vendas, internacionais. Alimentos funcionais, definição, caracterização e utilização, legislação vigente. Criação de novas receitas com ingredientes funcionais. Análise Sensorial. Definição, técnicas utilizadas, aplicação de testes, avaliação sensorial das receitas criadas.

Carga horária: 60h

A disciplina de Nutrição Clínica Avançada visa a promoção do estudo da prevenção e terapia das doenças por meio de dietas, correlacionando-se com outras disciplinas do curso e enfatizando o cuidado nutricional nas doenças renais, hepáticas, pancreáticas, biliares, pulmonares, em situações de estresse metabólico, doenças do sistema nervoso, em oncologia e HIV (+).

Carga Horária: 60h.

História da educação. Teorias educacionais. História da educação na saúde como um processo contínuo e universal, contribuindo para a capacitação integral do indivíduo. Conceito, importância, princípios e objetivos da educação nutricional. Papel que desempenha a educação nutricional no desempenho dos hábitos alimentares. Aplicação de meios e técnicas do processo educativo à educação nutricional para diferentes níveis socioeconômicos e culturais da comunidade. Promoção da mudança de conduta alimentar. Planejamento de programas de educação alimentar.

Carga horária: 80h.


Contexto histórico da enfermagem psiquiátrica no Brasil. Reforma psiquiátrica e suas diretrizes político assistenciais. A enfermagem psiquiátrica e sua inserção em serviços de saúde mental. Instrumentos e bases essenciais para a prática do enfermeiro em saúde mental na assistência ao indivíduo e família: psicopatologia, adoecimento psíquico em suas manifestações de maior incidência e prevalência, comunicação e relacionamento terapêutico e reabilitação psicossocial. Processo de Enfermagem em saúde mental. A saúde mental nos níveis de prevenção e áreas de atuação de enfermagem psiquiátrica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Carga Horária: 60h


Indicadores da saúde da população brasileira. Diferentes visões de saúde e doença subjacentes às políticas e programas de intervenção de saúde vigentes. Princípios e pressupostos do método dialético enquanto referencial teórico-metodológico para intervenção em saúde coletiva. Evolução da saúde pública no Brasil e no Ceará. Estudo da Prevenção e Promoção da Saúde, fundamentando e ampliando o papel dos profissionais da saúde como facilitadores e promotores da saúde comunitária. Indicadores da saúde da população brasileira.

Carga Horária: 60h


Conceitos e princípios básicos em farmacologia. Vias de administração, absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas no organismo. Mecanismos de ação de drogas no organismo (Teoria dos receptores). Transmissão neuro-humoral e farmacologia do sistema nervoso autônomo. Bloqueadores neuromusculares. Drogas colinérgicas e adrenérgicas. Introdução à psicofarmacologia. Drogas que atuam no sistema nervoso central (neurolépticos, ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsivantes, hipnosedativos, hipnoanalgésicos. opióides). Anestésicos. Drogas que atuam sobre o sistema cardiovascular (digitálicos, antihipertensivos, antiarrítmicos). Diuréticos. Corticosteróides, analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios. Contraceptivos. Insulina e hipoglicemiantes orais. Antibióticos. Antiparasitárias.

Carga Horária: 60h


Efeito dos alimentos/nutrientes na cinética dos alimentos. Efeito dos medicamentos na cinética dos alimentos/nutrientes. Absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Modificação da ação dos medicamentos. Efeito dos medicamentos na ingestão alimentar e estado nutricional.


Carga Horária: 80h

Estudo das funções do sistema linfático, endócrino, genital, reprodutor, renal e urinário. Assim como sua relação com o meio e com os fenômenos físicos, biofísicos e bioquímicos na organização funcional do corpo.

Carga horária: 60h.

Estudo das funções do sistema linfático, endócrino, genital, reprodutor, renal e urinário. Assim como sua relação com o meio e com os fenômenos físicos, biofísicos e bioquímicos na organização funcional do corpo.

Carga horária: 60h.

Origem, evolução e tendência dos serviços de alimentação; Princípios básicos de planejamento de serviços de alimentação; Estruturas organizacionais dos serviços de alimentação; Aspectos físicos dos serviços de alimentação.

Carga horária: 60h.

Disciplina voltada para o estudo dos aspectos legais, científicos, burocráticos e práticos de higiene essenciais para a segurança sanitária dos alimentos envolvendo fatores, como: papel do nutricionista na área de controle de qualidade higiênico-sanitário; medidas de prevenção e controle que influenciam na contaminação de ambientes e alimentos; apresentação das principais legislações sanitárias de alimentos; procedimentos e ferramentas de boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos, bem como noções de outras ferramentas do sistema de gestão de segurança de alimentos de interesse para os serviços de alimentação a nível comercial, industrial e institucional.

Carga horária: 60h.

Métodos de Estudo em Histologia. Tecidos: epitelial, conjuntivos, cartilaginoso e ósseo. Sangue. Tecido Muscular e Nervoso. Histologia Comparada na Escala Filogenética.

Carga horária: 60h.

Introdução à nutrição. Leis da alimentação. Guia alimentar para a população brasileira. Educação Nutricional. Atribuições do nutricionista nas diversas áreas de atuação. O mercado de trabalho para o nutricionista no Brasil. Mitos, fantasias e verdades em alimentação e nutrição.

Carga horária: 60h.

A disciplina visa capacitar o aluno para atuar na prevenção de doenças veiculadas por alimentos, e deterioração microbiana de alimentos.

Carga horária: 60h.

Estudo da Microbiologia: Aspectos biológicos e fisiológicos dos microrganismos (Bacteriologia, Virologia e Micologia). Relação patógeno-hospedeiro. Controle microbiano. Imunologia.

Carga horária: 60h.


Característica e métodos de cálculos de necessidades energéticas e de nutrientes para indivíduos sadios em todas as faixas etárias (infância, pré-escolar, escolar, adolescência, idade adulta e idoso). Condições fisiológicas especiais de crescimento e desenvolvimento, gestação, lactação e atividade esportiva.
Carga horária: 80h.

Nutrição e a saúde materno infantil. Nutrição precoce e a saúde do adulto. Cuidado nutricional na atenção primária à saúde. Nutrição na gestação, lactação e infância. Avaliação nutricional na atenção nutricional a gestantes, nutrizes, lactentes, pré-escolares e escolares. Guias alimentares para gestantes, lactentes e crianças. Avaliação do consumo alimentar na atenção a gestantes, nutrizes, lactentes, pré-escolares e escolares. Promoção da alimentação saudável na gravidez e infância. Políticas de alimentação e nutrição focadas no grupo materno-infantil.

Carga horária: 80h.

Definição de nutrição. Alimento e nutriente. Importância dos nutrientes para o organismo humano. A energética dos alimentos. Metabolismo e custo energético na atividade motora. Demandas alimentares durante as fases do desenvolvimento humano e na realização de atividade motora. Educação nutricional. Nutrição do atleta no treinamento, na fase da competição e na pós-competição. Fundamentos comuns e básicos dos alimentos funcionais, Definições, classificação, legislação e bioquímica dos alimentos funcionais. Atividades antioxidantes. Detoxificação de xenobióticos. Diminuição da agregação plaquetária. Alterações do metabolismo do colesterol. Controle do metabolismo endócrino. Redução da pressão arterial. Atividades imunorreguladoras. Atividades antimicrobianas. Atividades anticarcinogênicas. Funcionalidade dos alimentos funcionais: fibras dietéticas, fenólicos, terpenoides, tióis, ácidos graxos essenciais. Uso dos alimentos associados à prevenção de doenças. Agente antienvelhecimento. Aplicações mercadológicas e perspectivas futuras.
Carga horária: 80h.

Conceitos fundamentais da dietoterapia. Finalidade, importância e princípios da prescrição dietoterápica. Dieta normal e suas modificações para atendimento ao paciente – dietas progressivas hospitalares. Avaliação do estado nutricional em pacientes hospitalizados. Terapia nutricional (oral, enteral e parenteral). Patologia da nutrição e dietoterapia das enfermidades do sistema cardiovascular, endócrino, renal, alergias. Intolerâncias alimentares, desnutrição infantil, erros inatos do metabolismo.
Carga horária: 80h.

Química analítica inorgânica: objetivos, divisão e classificação. Soluções aquosas. Concentração das soluções. Hidrólise dos sais. Equilíbrio em soluções saturadas. Íons complexos. Redox. Sistemas dispersos. Análise por via seca: chama, pérolas e carvão. Análise por via úmida: marcha sistemática para identificação de cátions e ânions. Introdução à análise quantitativa. Amostragem, dissolução e desagregação. Gravimetria. Princípios e técnicas de volumetria. Volumetria por neutralização, por precipitação, por óxido-redução e por formação de complexo.Métodos eletro analíticos: eletrogravimetria. Potenciometria, condutimetria. Métodos espectroquímicos: absorção da radiação UV-visível. Nefelometria. Turbidimetria. Espectroscopia de emissão e de absorção atômica. Controle de qualidade. Métodos físico-químicos : cromatografia. Eletroforese. Análise Instrumental: identificação, manutenção, checagem e calibração dos diversos circuitos e elementos eletrônicos que envolvem os aparelhos utilizados na ciência farmacêutica. Noções de microscópio ótico e eletrônico.

Carga horária: 60h.

História da gastronomia e culinária. Compras e estoque na cozinha de hotéis. Boas práticas em serviço de alimentação. Técnicas de produção e planejamento de buffets, coquetéis e festas em geral (EVENTOS). Tipos de copas de funções. Controle de estoque de bebidas e alimentos. Elaboração de cardápios.

Carga Horária: 60h

A disciplina proporciona o estudo da técnica dietética aplicada ao planejamento de cardápios, per capitas, às técnicas de preparo dos alimentos, à elaboração de fichas técnicas e receituário, bem como a seleção e aquisição de alimentos, aos diversos cortes de frutas, hortaliças e carnes; das alterações físico-químicas dos alimentos; elaboração de preparações culinárias, dentre outros.

Carga Horária: 60h

A disciplina propõe o estudo dos tipos de matérias-primas utilizadas na indústria de alimentos e os processos tecnológicos de transformação das mesmas. Propõe ainda o estudo dos fluxogramas de processamento de alimentos e as operações unitárias envolvidas que permitem a obtenção de produtos industrializados diversos. Estudo dos principais métodos de conservação de alimentos, incluindo o uso de aditivos e embalagens, possibilitando uma visão crítica, sob o ponto de vista nutricional, segundo os diversos tratamentos empregados.

Carga Horária: 60h