Conceituação e caracterização das Instituições; objetivos da instituição e objetivos do psicólogo; Estrutura e função dos grupos. Organizações sociais. Evolução da psicologia institucional; Inserção e atuação do Psicólogo na perspectiva institucional; Método de trabalho. As intervenções nas instituições sociais.

Visão histórica e conceituação do Aconselhamento Psicológico e da Psicoterapia Breve. Modelos de intervenção em Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia Breve. A prática em Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia Breve em contextos diversos de atuação.

Carga horária: 60h

Introdução à avaliação psicológica. A avaliação psicológica e sua utilização em diversos contextos. O processo de avaliação e suas etapas. O examinador e sua relação com o examinando e a família. Classificação das técnicas de exame psicológico. Entrevista psicológica. Testes psicológicos: histórico, características e aspectos éticos. Avaliação de nível mental, interesse e aptidão. Planejamento e elaboração de laudos e pareceres psicológicos. Implicações éticas e requisitos legais.

Carga horária: 80h


Evolução histórica da psicologia e suas inter-relações com as ciências humanas e sociais. A psicologia contemporânea e seus desafios. Organização profissional, as entidades e associações representativas na psicologia e os diversos níveis de participação. As especialidades em psicologia, aprovadas pelo Conselho Federal de Psicologia. Métodos de pesquisa em psicologia. Definições de termos básicos em psicologia.

Carga horária: 80h

Princípios básicos da sociologia: panorama histórico-social. A sociedade como realidade subjetiva e objetiva. Estudo de tópicos da atualidade em ciências sociais: ideologia, cultura e sociedade. O espaço exterior e interior na questão da identidade, modernidade e crise da subjetividade. Opressão e resistência à opressão: a dimensão social dos processos subjetivos individuais, a condição humana de seres políticos, a cidadania no Brasil. Estudo dos temas fundamentais da antropologia. Teorias da cultura. Cultura e prática social. Identidade. Discutir a antropologia destacando os fatores determinantes na formação das culturas humanas. A questão natureza e cultura, a diversidade cultural. Os processos sociais e sua relação com a esfera psíquica. A evolução socioeconômica e a constituição da subjetividade moderna. A questão do poder.

Carga horária: 80h

Visão das principais teorias da adolescência. Aspectos biológicos da adolescência: puberdade e maturidade sexual. Crescimento físico, características cognitivas, psicossociais e afetivas do adolescente. Conceito de maturidade, principais teorias norteadoras do estudo do desenvolvimento do adulto. Características físicas, emocionais, e cognitivas da idade adulta. O adulto e suas relações com a família, trabalho, moral e sexualidade, crises e conflitos da maturidade. O envelhecimento. O processo de morrer – sentido da morte ao longo do ciclo vital.

Carga horária: 80h


Conceito de desenvolvimento humano e métodos de estudo. Áreas de pesquisa em psicologia do desenvolvimento. Principais perspectivas teóricas que norteiam a psicologia do desenvolvimento. O desenvolvimento humano na infância. O conceito de infância. Estudo do desenvolvimento da criança, do desenvolvimento pré-natal à pré-adolescência, nos aspectos cognitivo, psicomotor, social e emocional- afetivo. Histórico da clínica com crianças.

Carga horária: 80h


Fundamentos da fenomenologia e do existencialismo e suas contribuições para a psicologia clínica. Os espaços psicológicos e a fenomenologia. Fundamentos da fenomenologia, existencialismo e humanismo. Psicoterapias as práticas fenomenológico-existencial, humanista e Gestalt-terapia. De Husserl a Heidegger: aspectos históricos e atuais.
Carga horária: 80h.

Momento histórico e surgimento da psicanálise. Delimitação do objeto teórico da psicanálise. A psicanálise e a crítica do naturalismo. Freud e a hipótese do inconsciente. O sentido do desejo e a Interpretação dos sonhos. O inconsciente e o recalque. O sujeito psicanalítico na primeira e segunda tópicas. O aparelho psíquico para Freud. O conceito de pulsão em Freud e as duas teorias sobre a pulsão. Introdução ao narcisismo.

Carga horária: 80h

História da Psicologia Junguiana (biografia e quadro de referências teóricas), epistemologia da psicologia Junguiana, conceitos fundamentais: inconsciente, consciência, complexo, arquétipo, energia psíquica, símbolo, sombra, persona, Eros/Logos, Animus, Anima e Selbst, introdução aos tipos psicológicos, o método comparativo, o método de interpretação de sonhos.

Carga horária: 60h.

O método científico na pesquisa psicológica. Pesquisa bibliográfica. Método correlacional, experimental, longitudinal e transversal. Análise do conteúdo. Pesquisa básica e aplicada. Pesquisa de campo e de laboratório. Análise quantitativa e qualitativa. Ética na pesquisa. Projeto de pesquisa. Elaboração de um projeto de pesquisa.
Carga horária: 80h.

Estudo da anatomia do sistema nervoso central e periférico, da fisiologia do sistema nervoso autônomo e de suas influências sobre a sensibilidade e a motricidade. Estudo da morfologia externa e da estrutura interna do sistema nervoso central, visando à compreensão de sua função e de suas implicações no comportamento dos indivíduos. Estudo prático de peças-modelo (de material siliconado).

Carga horária: 80h

Fatores na aquisição e expressão do comportamento e a forma como estes estão organizados do ponto de vista da circuitária neural. Cronobiologia, hormônios, neurotransmissores, sensações do medo, da ansiedade, do comportamento alimentar e sexual, da linguagem e os mecanismos de memória, sono e vigília. Principais síndromes, disfunções neurológicas e repercussões sobre as funções psicológicas.
Carga horária: 80h.

Conceituação, história e evolução da Neuropsicologia; Enfoque na relação entre funcionamento cerebral, cognição e comportamento; Compreensão e funcionamento das funções neuropsicológicas; Introdução à neuroanatomia e neurofisiologia, e aos princípios da avaliação e reabilitação neuropsicológica, bem como de aspectos clínicos da neuropsicologia.

Carga horária: 60h.

Orientação Profissional: histórico, princípios e conceituação. Escolha profissional no contexto atual e principais abordagens. Principais modalidades de Orientação Profissional: clínica e educacional. Adolescência, identidade e escolha profissional. Fatores intervenientes no processo de escolha profissional. Avaliação Psicológica nos processos de escolha profissional. Técnicas, instrumentos e intervenções em Orientação Profissional. Planejamento da Orientação Profissional. Aspectos éticos envolvidos na Orientação Profissional.

Carga horária: 60h.


Habilitar o aluno a aplicar as técnicas de observação e entrevistas, e compreender sua importância no exercício da profissão.

Carga horária: 60h.

A clínica freudiana das neuroses. A psicopatologia psicanalítica e as estruturas de personalidade. O desdobramento do pensamento freudiano: os pós-freudianos e as escolas de psicanálise. A escola inglesa. A escola francesa. A escola americana. A psicanálise na América Latina. A psicanálise hoje: a crítica das neurociências.

Carga horária: 80h


Estudo das características bioquímicas dos agentes farmacológicos na fisiologia humana e efeitos no comportamento. Principais substâncias psicoativas. Visão crítica do uso de psicofármacos na clínica dos transtornos psiquiátricos.

Carga horária: 60h.

Contextualização da psicologia da personalidade. História da teoria da psicologia da personalidade. Importância para o estudo das diversas áreas da psicologia científica. Principais sistemas e teorias da personalidade. Avaliação da personalidade. Processo de desenvolvimento da personalidade. Personalidade: distinções e aprofundamentos.

Carga horária: 80h


Aspectos psíquicos do comportamento humano. Organização estrutural da vida psíquica. Características psicológicas das diferentes fases da vida humana. Psicologia social. Teoria do vinculo e relação interpessoal.

Carga horária: 60h.

A disciplina se propõe a abordar os diversos conceitos de instituição; As instituições e o biopoder em Michel Foucault; A concepção das instituições de Goffman. Análise Institucional e a Profissionalização da Psicologia. Psicologia das instituições e a interface com as políticas públicas de saúde, assistência social, educação e sociojurídico.

Carga horária: 60h.

Família contemporânea. Bases teóricas e metodológicas da terapia de casal e de família. Famílias e casais em diferentes contextos.

Carga Horária: 60h

Desenvolvimento da criança e adolescente: aspectos cognitivos e emocionais. Teorias clássicas e tendências atuais em Desenvolvimento Humano.

Carga Horária: 60h

A disciplina introduz os fundamentos teóricos e epistemológicos do desenvolvimento humano na fase da velhice Estudo dos aspectos físico, cognitivo e socioafetivo do processo de envelhecimento na visão de diferentes perspectivas teóricas da Psicologia. Serão discutidos os termos e métodos da Psicologia do Envelhecimento. As bases biológicas e sociais do comportamento na velhice e os processos comportamentais básicos nessa fase da vida, especificamente os relacionados com a cognição, a motivação e a emoção. Dinâmica família do envelhecimento. Saúde, qualidade de vida e envelhecimento. Intervenção do psicólogo junto à pessoa idosa, sua família e comunidade.

Carga Horária: 60h

Caracterização da categoria trabalho. Implicações do conceito de trabalho na estruturação social e na construção subjetiva. Transformações do mundo laboral e psicologia. Análise do impacto das abordagens organizacionais na compreensão das diferentes formas de inserção laboral.

Carga Horária: 60h

Aspectos históricos e conceituais das deficiências, suas causas, a incidência e a prevenção. Diagnóstico e alternativas de atendimento. Da exclusão às tentativas de inclusão. Institucionalização da diferença. Aspectos sociopolíticos psicológicos, educacionais e culturais da pessoa com necessidades especiais. Paradigmas do conceito de deficiência.

Carga horária: 80h


Perspectiva histórica e social da educação no Brasil. Função social da escola. A realidade do ensino público e privado. A escola na contemporaneidade. Educação e psicologia: atravessamentos científicos. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. O psicólogo diante dos problemas de aprendizagem (escola, clínica e consultorias). A psicopedagogia.

Carga horária: 80h

Conceito de saúde e doença, Políticas de saúde no Brasil, Psicologia e Saúde, Formação profissional do Psicólogo para atuação no Sistema Único de Saúde.

Carga Horária: 60h

O normal e o patológico no desenvolvimento da infância e da adolescência. Fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento saudável. Principais transtornos do desenvolvimento na infância e na adolescência. Atuação na clínica da prevenção, detecção e intervenção precoce dos transtornos do desenvolvimento.

Carga Horária: 60h

Conceito de método experimental. A noção de experimentação em psicologia. Modelos em psicologia: procedimentos, conceitos e princípios. Ciência e comportamento humano, condicionamento operante, condicionamento pavloviano. Delineamentos experimentais e controle das variáveis em uma pesquisa.
Carga horária: 80h.

Processos básicos do comportamento humano: sensação, percepção, emoção, atenção e personalidade. Processos psicológicos básicosPercepção. A atividade consciente e sua formação. Linguagem e pensamento. Nosso cérebro e nossa mente. Funções psíquicas, sexualidade e saúde mental.

Carga horária: 80h


História e evolução da Psicologia Hospitalar. Hospital – instituição: características gerais, estrutura, organização, normas internas de biossegurança. Atuação junto às famílias no hospital. Registro psicológico no hospital. Diferentes contextos do exercício profissional do psicólogo no hospital. Tanatologia e Cuidados Paliativos no contexto hospitalar.

Carga Horária: 60h

História, objeto e métodos da psicologia social: análise epistemológica. Noção de social em psicologia social. A psicologia social americana (tradição cognitivista). A psicologia social europeia. A psicologia social latino-americana (tradição sócio-histórica). Concepção de ideologia e norma social. Representação social. O indivíduo, a subjetividade e as instituições sociais: família, escola, organizações, trabalho, política. A prática da psicologia social.

Carga horária: 80h

Processos psicológicos: motivação, inteligência, memória e aprendizagem. Enfoques teóricos sobre aprendizagem, motivação, memória e inteligência. Aspectos biológicos, sociais e culturais. Criatividade: conceituação e relação com inteligência. A relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Relação entre os processos psicológicos e o comportamento humano.

Carga horária: 80h

Conceito e enfoques da normalidade e anormalidade. Critérios sociais para classificação psicopatológica, saúde e doença. O modelo médico e o modelo psicológico. Estudo detalhado dos transtornos mentais, avaliação diagnóstica utilizando a CID 11 e o DSM V. Tratamentos correntes para os transtornos mentais. Questões legais em psicopatologia.

Conceito de Psicopatologia. Evolução do conhecimento psicopatológico. A importância semiológica dos achados do exame psíquico. Critérios de normalidade e causalidade psíquicas. Etiologia dos transtornos mentais. A entrevista clínica. Transtornos das funções psíquicas. Ética e saúde mental. Significação e determinação cultural do processo saúde mental. Exame e diagnóstico em saúde mental. Entrevista, exame e história clínica em saúde mental. Classificação dos transtornos mentais: surgimento e estruturação.

Carga Horária: 60h

Conceitos fundamentais da psicoterapia comportamental. Operações estabelecedoras. Comportamento verbal. Formação e atuação do Terapeuta Comportamental. Noção de Psicopatologia para a Análise do Comportamento. Psicopatologias Comportamentais.

Carga Horária: 60h

Definir a relação psicoterapêutica. Integrar o aluno no campo da Psicologia Clínica, compreendendo os fenômenos clínicos. Conhecer a Psicologia Clínica a partir de diferentes abordagens. Estabelecer o contrato psicoterapêutico. Desenvolver uma avaliação diagnóstica. Debater casos clínicos.

Carga Horária; 60h

Origens filosóficas da psicologia. Escolas psicológicas. Precursores das escolas, método de estudo e contribuições à psicologia como ciência. Principais matrizes e teorias do pensamento psicológico. Criação da psicologia científica. A cientificidade da psicologia e o problema de sua unidade como disciplina.
Carga horária: 80h.

Os fundamentos da Psicologia da Humanista como “Terceira força” da Psicologia. Abordagens e inspirações da psicologia fenomenológica e da psicologia existencial para a Psicologia Humanista. A Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers: fundamentos teórico-metodológicos. A Gestalt-terapia de Fritz Perls e seus colaboradores: conceitos e técnicas. A Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl. Perspectivas de saúde e de adoecimento das abordagens humanistas: Gestalt-Terapia, Abordagem Centrada na Pessoa e Logoterapia.

Carga Horária: 60h